A ‘nova normalidade’ das viagens em Portugal na Airbnb tem mais turismo doméstico, estadias longas, em família e com atenção à limpeza, refere um estudo da Airbnb.
Em pleno processo de desconfinamento e com o verão à vista, os portugueses voltam a pensar em viajar e já começaram a procurar destinos que se adequam à realidade atual, segundo um estudo realizado pela plataforma Airbnb.
Ainda que ninguém possa saber o alcance do impacto da Covid-19, as pessoas continuam a desejar descobrir novos lugares e a plataforma Airbnb adapta-se ao contexto mais imediato, no qual as viagens serão domésticas (dentro do mesmo país) ou de proximidade (na mesma região), mais prolongadas (com a possibilidade de fazer teletrabalho a partir do alojamento) e de caráter familiar. Para a escolha serão fundamentais os atributos de localização (proximidade e acessibilidade), a flexibilidade na reserva (política de cancelamento), a privacidade e as características do espaço (piscina, jardim, apto para animais de estimação) e os padrões de higiene e limpeza.
Vontade de viajar: O que procuram os portugueses este verão?*
Perante a evolução favorável da pandemia, os portugueses já procuram inspiração para viajar, e inclinam-se de forma clara para as viagens domésticas e de duração superior a uma semana:
- Inspiração:
A 10 de maio, o número de vezes que os utilizadores guardaram anúncios de alojamentos na Airbnb em listas de desejos (whislists) aumentou 430% face a meados de março precisamente antes do confinamento. - Mais do que nunca, destinos domésticos:
- 64% das pesquisas com destino a Portugal a meio de maio, a partir de qualquer parte do mundo, provinha dos próprios portugueses, quando há três meses estes apenas representavam 16%.
- As visitas a destinos de Portugal realizadas a partir de Portugal alcançaram um máximo dos últimos três meses a 10 de maio, após crescerem 250% face ao mesmo dia do ano anterior.
- Estadias mais longas:
- Também nessa data (10 de maio) as visitas a destinos portugueses para estadias de entre uma a quatro semanas alcançaram o máximo do trimestre após multiplicar-se por três em comparação com o mesmo dia do ano anterior.
- Privacidade e equipamentos para famílias: ar livre, com piscina e admite animais domésticos:
- O total de pesquisas de casas em Portugal por parte de portugueses com pelo menos um filho multiplicou-se por 2,5 vezes em três meses.
- As pesquisas totais diárias de alojamentos inteiros estão, a meio de maio, 73% acima das que se realizavam há três meses: Assim, as pesquisas de alojamentos catalogados em Portugal como Casa, Cottage, Villa, Cabin, Bungalow ou Chalet lideram as listas de tipologia de alojamentos.
- Entre as características mais procuradas pelos portugueses na Airbnb em maio destacam-se as piscinas com 30%, um indicador da importância que os utilizadores da Airbnb atribuem a este equipamento, ou a possibilidade de admitir animais de estimação (18%). Em Portugal, em 2019, 31% dos anúncios descreviam ter uma piscina, 13% asseguravam estar em frente ao mar e 23% tinham jardim.
E para onde querem viajar os portugueses?*
Destinos tendência para agora
Os destinos mais solicitados nas pesquisas a 16 de maio estão nas zonas de:
– Santarém
– Coimbra
– Beja
– Braga
– Setúbal
Para os meses de verão
As pesquisas para datas entre 15 de julho e 15 de setembro destacam os seguintes destinos:
– Algarve
– Setúbal
– Braga
A importância do turismo doméstico na Airbnb**
Embora o interesse pelas viagens de proximidade este ano resulte diretamente do contexto da pandemia Covid-19, a importância crescente do turismo doméstico já se podia observar no ano passado. Assim, em 2019 na Airbnb:
- 47% dos portugueses que reservaram alojamento na plataforma escolheu um destino em Portugal. Este grupo, Portugueses que viajam dentro de Portugal com a Airbnb, foi até maior que o dos viajantes oriundos de Espanha, um dos principais mercados internacionais.
- A nível global, em 2019, as reservas denominadas hiper-locais (num raio de 80 km) em toda a plataforma Airbnb cresceram 56%** e o total de noites em viagens domésticas (dentro dos países) representou mais de 50% do total de noites**.
- Em conjunto, o turismo doméstico em 2019** em Portugal cresceu a um ritmo quase duas vezes superior (+28%) ao das chegadas totais de viajantes ao país (+16%) com a Airbnb.
Chaves para os anfitriões: descrição do anúncio, trabalho e lazer, limpeza, flexibilidade
Apesar da paralisação dos últimos meses, os anfitriões na Airbnb continuam comprometidos em partilhar as suas casas. Num inquérito recente1, 92% dos anfitriões em todo o mundo responderam que planeiam hospedar com tanta frequência como antes, ou mesmo mais, logo que a pandemia tenha terminado. Tendo em conta o contexto atual:
● É mais importante do que nunca realizar uma boa descrição do anúncio, destacando atributos como o jardim, a piscina, se dispõe de uma zona para trabalhar ou se é adequado para crianças.
● Também será importante destacar as rotinas de limpeza:
o Novos padrões de limpeza: Airbnb anunciou recentemente um Programa de Limpeza Avançada, a que os anfitriões podem aderir.
● Face à incerteza da Covid-19, a política de cancelamento é um fator chave no qual muitos utilizadores se fixam antes de se decidir por uma reserva. Em Portugal, quase 50% dos anúncios têm política de cancelamento flexível ou moderada2 (que permitem o cancelamento gratuito até 14 dias antes da chegada).
Metodologia:
* Baseado em dados internos da Airbnb que medem o número de pesquisas e/ou visitas à web realizadas para viagens a Portugal entre 16 de fevereiro e 16 de maio de 2019.
** Baseado em dados internos de atividade da Airbnb em 2019
A Airbnb
A Airbnb é um dos maiores mercados do mundo de espaços únicos e autênticos para ficar e coisas para fazer, oferecendo mais de 7 milhões de alojamentos e 40 000 atividades criadas a dedo, todas desenvolvidas por anfitriões locais.
A Airbnb é considerado um motor de fortalecimento económico que já ajudou milhões de empreendedores de hospitalidade a rentabilizar os seus espaços e paixões, mantendo os benefícios financeiros do turismo nas suas próprias comunidades. Com mais de 500 milhões de chegadas de hóspedes até à data e disponível em 62 idiomas em 220 países e regiões, a Airbnb promove a ligação interpessoal, a comunidade e a confiança em todo o mundo.