Ascensão 2020 edição Fique em Casa – Memorável, inédita e pioneira

Em Ribatejo Cool

Para que ninguém precisasse de sair casa, o Município da Chamusca levou a festa até mais perto de todos, diretamente do Coração do Ribatejo para o mundo, através das redes sociais.

Durante nove dias foram emitidos concertos em direto e em formato interativo, entrevistas, celebrações religiosas, showcookings, ateliers temáticos e muitas horas de imagens e de memórias de edições anteriores da Semana da Ascensão.   

Noite de Fados

A “Ascensão 2020 – Edição Fique em Casa”, que decorreu de 16 a 24 de maio, vai ficar certamente na memória dos chamusquenses e de todos quantos assistiram às mais de 60 horas de conteúdos que o Município difundiu ao longo dos 9 dias, nesta que foi uma festa muito diferente, “em casa como nunca, mas memorável como sempre”.

Vitória SFIRC

Pela primeira vez na região, e numa iniciativa pioneira a nível nacional, o Município da Chamusca transformou a festa maior do concelho, a Semana da Ascensão, numa celebração virtual, com diversos conteúdos a serem difundidos em vídeo e em direto através das redes sociais do Município, nomeadamente, através da página oficial do Facebook.

Esta foi a resposta ao inevitável cancelamento do evento no seu formato habitual e presencial, devido às limitações impostas pela pandemia Covid-19.

Marisa Ferreira

“Nestes dias diferentes, em que não foi possível viver a Semana da Ascensão como seria o desejado, foi possível ainda assim viver como nunca o espírito da partilha da festa, em tantas imagens que recordámos das edições anteriores da nossa festa, mas também através das novas imagens que criámos e levamos até si, nos 10 concertos em direto e nas muitas horas de outros conteúdos que preparámos para promover as nossas tradições, mas também para apoiar os nossos agentes económicos e culturais que, connosco, fizeram da edição de 2020 da Ascensão um sucesso”, refere a autarquia em nota à comunicação social.

Manuel João Ferreira

As estatísticas finais das visualizações, das partilhas e das interações das publicações, na página oficial do Facebook do Município, são a face visível deste enorme abraço coletivo virtual. “Apesar da distância física e da ausência de eventos presenciais, estivemos juntos, em casa, entre amigos e em família, todos em Ascensão”, refere a nota.

José Cid

Em 9 dias, registou-se um aumento de 220% no alcance das publicações do Município da Chamusca no Facebook, que significa um total de 708 mil pessoas alcançadas pelos diversos conteúdos publicados.

Entre as 60 horas de emissão, em direto e em conteúdos pré-gravados, registaram-se mais de 438 mil visualizações dos vídeos publicados e mais de 75 mil interações com esses vídeos (comentários, gostos e partilhas).


João Chora

Sendo um evento digital, a edição da Ascensão 2020 foi para lá das fronteiras da Chamusca e do nosso País. “Como pudemos comprovar pelos comentários às publicações e pelo alcance digital dos nossos conteúdos, foram muitos os portugueses a residir no estrangeiro, chamusquenses e não só, que participaram connosco nesta Ascensão 2020”, refere a nota da Câmara. França, Brasil, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha foram algumas das localizações. 

Rui Tanoeiro

“Até eles levámos as tradições da nossa festa, a riqueza do nosso património cultural, gastronómico, etnográfico e tauromáquico, e com eles criámos uma rede que se vai alargando, desejando que as próximas edições da Ascensão sejam o reflexo desta aposta do Município em manter viva a festa, mesmo apesar das limitações que foram impostas pela pandemia”, salienta o Município.

David Antunes

“A todos os que contribuíram, direta ou indiretamente, para a realização da Ascensão 2020, o Município da Chamusca deixa o seu agradecimento e reconhecimento pelo sucesso alcançado. Esperamos que, no próximo ano, possamos realizar a Festa no seu formato habitual”, afirma o presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.

Para o autarca, “o importante foi que os chamusquenses sentissem que não ia haver um vazio durante o período da Ascensão”. “A festa é o tempo do recomeço, como um ano novo para todos os chamusquenses, um renascer da natureza e do nosso sentimento de pertença a esta comunidade. Não podíamos deixar de assinalar, de alguma forma, este sentimento de pertença da Ascensão”, frisa o Presidente da Câmara da Chamusca.  

Todas as imagens dos concertos e outros conteúdos emitidos continuam disponíveis na página oficial de Facebook do Município (facebook.com/chamusca) e no Canal Youtube (Município da Chamusca).

Besourinhos

Festa da Ascensão em números

708 mil pessoas alcançadas pelas transmissões

438 mil visualizações dos vídeos publicados

75 mil interações nos vídeos

3.600 minutos emitidos em direto

4.100 partilhas das publicações

Xamúsica Band

Deixar uma resposta