Terça-feira, Março 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeCovid-19 - Utentes de lar ilegal de Santarém transferidos para hospital de...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Covid-19 – Utentes de lar ilegal de Santarém transferidos para hospital de Abrantes

Os utentes da casa de repouso Idoso Feliz, em Santarém, começaram a ser transferidos para o Hospital de Abrantes na noite de terça-feira, depois dos resultados positivos da doença causada pelo novo coronavírus, disse fonte da Proteção Civil.

O processo teve início cerca das 22h00 de terça-feira, estando os idosos deste lar ilegal a ser levados para a unidade hospitalar de Abrantes pelos Bombeiros Voluntários de Pernes e pelos Sapadores de Santarém.

Dos 19 utentes dois não deram positivo, mas vão ser igualmente transportados, enquanto os funcionários do lar vão fazer o seu isolamento no domicílio”, afirmou José Guilherme.

O presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse à Lusa que os idosos estão a ser transportados para o Hospital de Abrantes, pois é aquele que no distrito de Santarém “recebe este tipo de utentes quando testam positivo à covid-19” e os restantes vão ser transportados durante a manhã de hoje.

Segundo o autarca, o lar onde se encontram é um dos 42 lares ilegais do concelho de Santarém, de acordo com o levantamento a nível nacional de vistoria e visitas a lares não legalizados, um processo que a autarquia iniciou na segunda-feira.

“Este caso só se precipitou porque dois utentes foram ao hospital no fim de semana e de acordo com o protocolo fizeram o teste à entrada. Passadas algumas horas estavam positivos”, disse Ricardo Gonçalves.

De acordo com o presidente da Câmara, os idosos “não tinham sintomas e o motivo da ida ao hospital foi devido a uma queda”.

Entretanto, Ricardo Gonçalves explicou que os restantes utentes e trabalhadores foram testados na segunda-feira, tendo sido na terça-feira conhecidos os resultados: “Grande parte deu positivo”.

De acordo com o autarca, a nível da Proteção Civil foi “espoletado todo o processo que está no plano municipal e foi isso que esta terça-feira se começou a executar”.

Ricardo Gonçalves adiantou também que os funcionários da casa de repouso vão ficar em isolamento domiciliário nos próximos 14 dias, estando a ser acompanhados pela Segurança Social e delegada de Saúde.

Desde abril que, nos 21 concelhos do distrito de Santarém, tem estado a ser feito o levantamento de todas as Estruturas de Acolhimento para Pessoas Idosas que não estão referenciadas pelo Instituto de Segurança Social, tendo sido identificadas mais de 130 a funcionarem ilegalmente, ou seja, com mais do que os três utentes a que estão autorizadas.

Segundo o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém, Miguel Borges, as visitas que estão a ser feitas por elementos da proteção civil de cada concelho têm um caráter “pedagógico”, visando sensibilizar para a existência de um plano de contingência, nos casos em que este não existe, e disponibilizar para a realização de testes a todos os funcionários.

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

banner-festival-balonismo-Coruche

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar