fbpx

Empresa BestWeather alertou para a possibilidade de fenómeno extremo em Fazendas de Almeirim

Em Região

Empresa BestWeather alertou na segunda-feira para a possibilidade de fenómenos extremos na terça-feira, na área de Fazendas de Almeirim, onde se registou um downburst.

Na segunda-feira, dia 25 de maio, a empresa de consultoria de ambiente e meteorologia BestWeather alertou para a “possibilidade de trovoadas fortes, acompanhadas de granizo e ventos fortes, principalmente na região do Interior Centro, mas também em áreas relativamente próximas do litoral, em especial para o dia 26, terça-feira.

É possível verificá-lo nestas publicações, com os tons laranja no mapa a incidirem justamente nas Fazendas de Almeirim, área que viria a ser mais afectada:

A BestWeather é uma empresa de consultoria de ambiente e meteorologia, com alguns anos de provas dadas, e composta por técnicos qualificados nas áreas da Meteorologia e Geografia Física.

Sobre os contornos do evento meteorológico de ontem em Fazendas de Almeirim, a empresa refere que “a presença de camadas de ar com humidade relativa baixa ao longo do perfil vertical, grandes diferenças de temperatura entre a massa de ar quente nos níveis baixos e ar mais frio em altitude, eram favoráveis à ocorrência de fortes movimentos verticais, acentuados pelo aquecimento diurno, assim como queda de granizo de grandes dimensões, o que acabou por se concretizar com expressão mais violenta em Fazendas de Almeirim”.

A BestWeather salienta que o seu “modelo meteorológico conseguiu ter uma exactidão bastante razoável na previsão deste fenómeno”, como se pode ver na seguinte publicação:

“Este tipo de nebulosidade (de forte desenvolvimento vertical – nuvem Cumulonimbus), origina ventos com rajadas especialmente fortes. O forte vento registado foi formado pelas correntes verticais descendentes, que seguem em todas as direções quando atingem o solo”, refere a BestWeather. “Este fenómeno tem o nome «downburst» e foi o que ocorreu, com grande grau de certeza, no caso de Fazendas de Almeirim, já que assistimos em vídeo ao aguaceiro acompanhado de granizo e a sua sobreposição temporal com as fortes rajadas de vento que originaram tamanha destruição”.

“O forte aguaceiro, acompanhado de granizo, em conjunto com estas fortes correntes verticais descendentes, arrastou com ele um gigantesco volume de ar frio, proveniente de uma altitude muito superior, que proporcionou o referido arrefecimento abrupto à superfície, com descidas de temperatura relatadas superiores a 10 º C em poucos minutos. É uma situação normal num evento deste género”, afirma a empresa.

“É possível verificar também que, segundo o radar do IPMA, das 18.30Z de dia 26 de maio (19.30h locais, do actual horário de verão) havia este tipo de nebulosidade de franco desenvolvimento vertical na área mencionada”, adianta a empresa de consultoria de ambiente e meteorologia.

Segundo os habitantes de Fazendas de Almeirim, confirma-se que este evento ocorreu cerca das 19h00.

“Pretendemos prestar informação rápida e útil à população e é por essa razão que nos esforçamos por ter informações o mais actualizadas e rigorosas possível”, conclui a BestWeather que disponibiliza informação nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/bestweather.pt/

Twitter: https://twitter.com/bestweather_pt

Instagram: https://www.instagram.com/bestweatherpt/

e no Site: https://bestweather.org/

1 Comment

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: