fbpx

Palhaços enchem Santarém de cor e alegria no Dia Mundial da Criança

Em Ribatejo Cool

O Dia Mundial da Criança que se comemora no dia 1 de junho, vai ser celebrado, em Santarém, com diversas iniciativas, promovidas pelo Município de Santarém.

Durante a manhã, os Amigos Palhaços, do Veto Teatro Oficina/Círculo Cultural Scalabitano vão encher de cor e alegria alguns bairros da cidade. Os moradores podem assistir das suas janelas e varandas “Espreita da tua janela e vê quem regressa à cidade”, a população em geral e a comunidade escolar podem assistir, em direto, a partir da página do Facebook do Município. À tarde, estão todos convidados a ver e ouvir Histórias: “Torna o teu dia mais feliz… Escuta e vê uma história”, a partir da página do Facebook do Município.

Às 10h00, os Palhaços, do Veto Teatro Oficina vão animar a população, na Rua Prof. Manuel Bernardo das Neves (junto ao Ginásio 100%) e às 10h25, vão estar na Rua dos Bombeiros da Praça Velha. Pelas 10h55, os Palhaços vão “invadir” o Centro Escolar do Sacapeito, enquanto pelas 11h15, é a vez de miúdos e graúdos, da Praceta Cónego Dr. Manuel Nunes Formigão (Praceta Amarela, em S. Domingos), verem e ouvirem os Amigos Palhaços. Pelas 10h40, a animação passa para a Praceta Habijovem. Às 12h05, os moradores da Praceta Gonçalo Mendes da Maia (junto à Escola de S. Domingos), recebem as personagens do Teatro que foram feitas para fazerem rir.

Da parte da tarde, toda a comunidade está convidada a assistir, a partir do Facebook do Município de Santarém a várias Histórias, feitas para contar e encantar.

Às 14h00 e às 15h00, vamos assistir à leitura dramatizada de duas histórias, por técnicas de Animação Cultural do Município: “Torna o teu dia mais feliz… Escuta e vê uma história”: “Nove Meses” – Uma história que é uma declaração de amor a 3 dimensões e “A Manta do José”:

“Quando o José nasceu, o avô, que era alfaiate, ofereceu-lhe uma manta, uma bonita manta feita à mão para o berço do seu primeiro neto.

Assim começa esta terna história adaptada da tradição judaica sobre a infância e a passagem do tempo, onde um cúmplice avô encontra sempre uma solução para que uma velha manta, que em tempos ofereceu ao seu neto, não desapareça.”

A partir das 16h00, estudantes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém vão contar-nos “Histórias para uma boa tarde”, com a colaboração de técnicas de Animação Cultural do Município e ainda com a participação de dois contadores de histórias convidados: Joaninha Duarte e Bruno Baptista.

As crianças e as suas famílias vão ter a oportunidade de ouvir histórias e falar com contadoras e contadores, num evento que será gravado e transmitido em direto no Facebook e que nos apresenta algumas histórias sobre Bernardo Santareno.

Esta iniciativa é organizada pela ESE/IP Santarém, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e pelo Grupo Coordenador do Centenário do Nascimento de Bernardo Santareno.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: