Quinta-feira, Março 28, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoMunicípio do Cartaxo abre inscrições para programa de educação parental positiva e...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Município do Cartaxo abre inscrições para programa de educação parental positiva e consciente

Os pais ou cuidadores de crianças entre os 3 e os 18 anos já se podem inscrever no Programa de Educação Parental Positiva e Consciente, da Câmara Municipal do Cartaxo.

O programa decorre no âmbito do PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo e será executado pela Equipa Multidisciplinar de Intervenção Comunitária do Cartaxo.

Em tempo de confinamento das famílias nas suas casas, de distanciamento social e com enormes alterações no dia-a-dia das crianças e pais, este programa assume renovada importância e um papel de suporte, partilha, reflexão, e essencialmente de fortalecimento de relações entre pais e filhos, incentivando práticas parentais positivas.

As sessões vão decorrer online para pais e cuidadores de crianças dos 3 aos 18 anos, em grupos de quatro participantes, com o intuito de permitir uma maior interação entre pais e dinamizadores.

Para se inscrever – contacte:
emic@cm-cartaxo.pt
telemóvel: 961719387

PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo

“No atual contexto da pandemia da COVID-19 todos nós fomos chamados a nos reinventar, nas nossas vidas e relações sociais e também ao nível do trabalho principalmente quem interage com públicos sensíveis e com os quais a intervenção não pode simplesmente parar”, refere a mensagem do PIICIE LT..

O comunicado adianta que “o PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo é um desses projetos e desde a primeira hora que se adaptou às atuais circunstâncias, primeiro com a disponibilização da impressora 3D, do Laboratório Móvel, para o fabrico de viseiras e outro material de suporte, que numa segunda fase se estendeu aos municípios da Lezíria do Tejo, até à adaptação das ações prioritárias para um formato de intervenção à distância, aproveitando as tecnologias disponíveis, assim como, a dinamização de um conjunto de ações e iniciativas promovidas pelos 10 Municípios que fazem parte do projeto”.

Assim, a mensagem destaca, entre outras, a continuidade das seguintes ações em formato online:

  1. Acompanhamento psicológico e avaliação psicológica às crianças e jovens;
  2. Apoio às famílias no contexto de grupo de pais ou em formato individual;
  3. Sessões individuais de jovens no Programa de Mentoria;
  4. Práticas da meditação mindfulness nos docentes do 1ºCEB;
  5. Articulação com os docentes e técnicos da comunidade educativa;
  6. Articulação com os diversos serviços da comunidade;
  7. Continuidade dos workshops de capacitação das salas de aula do futuro.

“Com os desafios que alunos, pais e professores estão a enfrentar com o encerramento dos estabelecimentos de ensino, com o surgimento da Telescola e o confinamento à residência a que todos nós fomos sujeitos, parece-nos que as ações que estamos a dar continuidade podem minorar eventuais problemáticas associadas e inclusivamente sentimos uma grande necessidade, por parte dos pais, em que os grupos de pais tivessem continuidade, o que revela a importância dos mesmos”, adianta o comunicado.

O PIICIELT pretende assim “continuar a contribuir para o incremento de boas práticas ao nível do sucesso escolar e também para uma visão e intervenção sistémica com os alunos, comunidade escolar e municípios”.

Recordamos que o PIICIE LT – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Lezíria do Tejo é promovido pela CIMLT e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, através do Alentejo 2020.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar