fbpx

Filhos/as da Terra – FITIJ organiza conversas com artistas migrados

Em Ribatejo Cool

O FITIJ vai realizar mais uma edição da iniciativa Filhos/as da Terra, no sábado, dia 06, pelas 21h30, através dos novos meios digitais não presenciais.

Nesta edição, quatro filhos/a aceitaram partilhar o que estão atualmente a fazer em diversos locais fora do concelho de Santarém, donde são oriundos e o seu atual trajeto profissional: João Carrolo, na Programação Cultural; Susana Alves, no Teatro/Música; Pedro Barreiro, ator e encenador; e Rui Cruz, na área do Entretenimento Mágico.

João Carrolo

Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer e realçar o trabalho artístico desenvolvido por jovens que saíram do seu concelho ao longo do tempo ,e saber a que atividades se dedicam no cumprimento das suas satisfações pessoais e profissionais, noutras paragens.

Rui Cruz

Por outro lado, é objetivo deste painel também cruzar várias áreas artísticas para reflexão e debate sobre temas culturais contemporâneos, nos quais são intervenientes estes jovens, aproveitando para olhar o concelho a partir do novo lugar aonde agora se encontram.

Susana Alves

Neste sentido, é ocasião para conhecer os processos diferentes de criação e práticas nas várias áreas artísticas, aproveitando também para conhecer mais a especificidade das áreas artísticas em causa, contribuindo assim para ir sensibilizando outros públicos eventualmente menos ligados às atividades culturais e, por outro lado, poder também consolidar os mais atentos no conhecimento das áreas e agentes que participam neste painel.

Esta é a segunda vez que o FITIJ realiza uma atividade de forma não presencial, socorrendo-se dos novos meios digitais que possibilitam a apresentação e troca de ideias, sem os destinatários saírem de suas casas, sendo percursor desta prática no concelho, dentro do movimento associativo cultural, devido ao surto epidemiológico provocado pela Covid19.

Pedro Barreiro

 Se este modelo pode ser entendido como um risco, ele também deve ser visto como uma alternativa à escassez de atividade cultural que temos presenciado nos últimos 2 meses, tornando-se eficaz para o cumprimento de atividades e manter a ligação a outros públicos culturais, que podem até serem alcançados em qualquer parte do mundo que disponha desta tecnologia.

Estes interessados podem acompanhar a atividade através da plataforma digital Zoom e na página do FB do FITIJ.

Para além deste evento ter a organização do FITIJ / Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, Associação Cultural, ele conta com a colaboração da Câmara Municipal de Santarém / PAAAC  e da  União de Freguesias da Cidade de Santarém.

Deixar uma resposta

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: