Mercado semanal voltou ao Cartaxo

Em Região

A partir de hoje, dia 6 de junho, o mercado semanal que estava suspenso desde o início do Estado de Emergência, em março passado, volta a realizar-se na cidade do Cartaxo.

Para além da alteração da localização do mercado semanal, a Câmara Municipal criou um Plano de Contingência dedicado aos dois mercados de venda ambulante.

O Plano define o que deve ser garantido pelos serviços da Câmara Municipal na organização dos espaços e o que deve ser cumprido por vendedores e clientes, para além de elencar um conjunto alargado de recomendações a seguir por todos.

Para garantir as medidas obrigatórias para a realização deste tipo de espaços de venda, a Câmara Municipal do Cartaxo alterou o local da realização do mercado – em vez de decorrer no espaço exterior ao Mercado Municipal, passa a realizar-se na zona em torno da Praça de Touros.

De acordo com o Plano de Contingência os vendedores podem começar a instalar-se nos seus espaços de venda a partir das 6h00 da manhã, e devem deixar o espaço até às 14h00, os compradores apenas poderão permanecer entre as 8h00 da manhã e as 13h00, durante o tempo estritamente necessário para efetuar as suas compras.

Vendedores e compradores estão obrigados ao uso de máscara facial que, caso entendam, podem complementar com uso de viseira. Cada banca apenas pode ter duas pessoas a fazer o atendimento aos clientes. Em cada banca apenas podem estar dois clientes de cada vez, mantendo distanciamento de dois metros entre si.

Entre diversas recomendações e conselhos aos vendedores e compradores, o Plano de Contingência define como obrigatório que os vendedores mantenham o distanciamento entre bancas, não ocupando os lugares para além do limite definido, que disponibilizem, em todas as bancas, desinfetantes de base alcoólica para que colaboradores e clientes possam higienizar as mãos,  que recolham o lixo/desperdícios, sendo obrigatória a sua colocação em sacos devidamente fechados,  que deverão ser colocados dento dos contentores de resíduos disponíveis no recinto. Após a desmontagem da banca/tenda o espaço ocupado deverá ficar limpo – livre de quaisquer resíduos.

No dia 15 de junho, segunda-feira, será o Mercado Mensal a regressar ao espaço no Campo da Feira, sendo que as regras para este outro espaço de venda ambulante – também da responsabilidade da Câmara Municipal –, estão previstas no Plano de Contingência agora criado.

Deixar uma resposta