NERSANT promoveu sessões online sobre ferramentas de apoio à gestão – Um instrumento financeiro que permite às empresas fazer orçamentos e gestão de tesouraria

Em Empresas

Realizou-se no dia 08 de junho, a última sessão online incluída no ciclo de Sessões online sobre Ferramentas de Apoio à Gestão, que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém promoveu para ajudar as empresas a monitorizar e fazer a gestão de diferentes dimensões do seu controlo financeiro.

Esta sessão online dirigida por Carina Costa teve uma vertente muito prática e pedagógica, dedicada às ferramentas financeiras de Orçamento e Gestão de Tesouraria.

Uma ferramenta digital muito útil e de utilização intuitiva que permite elaborar, editar e gerir o orçamento da empresa. Esta ferramenta permite fazer um planeamento detalhado das receitas e despesas previstas para o período de um ano facilitando a identificação das necessidades e excessos de fundos em cada mês e ainda comparação entre previsão e realização. Desta forma, facilita um controlo da execução orçamental, com a identificação de desvios e a introdução de correções. Por seu lado, a ferramenta de Gestão de Tesouraria permite fazer o planeamento e controlo de gestão financeira de curto prazo – gestão de tesouraria – facultando ao utilizador uma gestão de recebimentos e pagamentos, fornecedores, clientes e contas bancárias. De salientar que estas ferramentas financeiras digitais são compatíveis com o programa de folha de cálculo Excell.

Estas ferramentas financeiras foram desenvolvidas pela NERSANT, através do programa Ribatejo InovFin, para facultar às empresas um conjunto de ferramentas digitais de apoio à gestão financeira.

Com uma vertente pedagógica e muito prática, as anteriores sessões online foram dedicadas às outras componentes das ferramentas financeiras Financial All-in, que permitem, por exemplo, fazer o cálculo do custo financeiro total das empresas, o chamado TAEG – taxa anual de encargos efetiva global, que é um dos valores que deve ter em conta na hora de contratar um crédito. Ou ainda o cálculo automático de componentes de cash-flow, com a análise de fluxos económicos e respetivo cálculo e lucro, e dos fluxos financeiros, com o cálculo dos cash-flows, o que permite avaliar se a empresa gerou excedentes ou défice de fundos, e como os está a gerar e aplicar.

Para utilizar estas ferramentas financeiras gratuitas, basta aceder ao site www.inovfin.com, onde deverá fazer um registo prévio de utilizador, seguindo-se o processo de validação e aprovação do registo por parte da NERSANT. Concluído este processo simples, o novo utilizador pode fazer o login e começar a utilizar as ferramentas de gestão financeira.

Aceda às ferramentas financeiras da NERSANT em www.inovfin.com

Leave a Reply

Recentes de Empresas

Ir para Início
%d bloggers like this: