fbpx

Câmara de Santarém reduz dívida em cerca de 54 milhões de euros em 8 anos

Em Região

A Câmara Municipal de Santarém aprovou o relatório de Gestão e Prestação de Contas referentes ao ano de 2019,o primeiro fora das restrições legais impostas pelo PAEL.

Segundo o relatório aprovado na reunião de Câmara desta quarta-feira, “a taxa de execução de 2019 mantém-se com o rigor e transparência habituais”. A receita total cobrada no final de 2019 apresenta uma taxa de execução de 85.7% e no que respeita à despesa, verifica-se uma execução orçamental de 80,4%, das mais elevadas desde a implementação do POCAL.

O relatório aprovado resume os dados económico-financeiros mais relevantes do ano 2019, sendo de realçar a redução da dívida municipal em mais 4 milhões de euros comparativamente a 2018 e de cerca de 53,4 milhões de euros, face a 2011, ou seja, uma redução de 53,6% em apenas 8 anos.

No âmbito dos compromissos assumidos, o Município de Santarém iniciou uma tendência de descida dos impostos municipais de forma sustentada, com a redução do IMI e da Derrama e com a criação do IMI Familiar, facto que implicou uma quebra de receita na ordem dos 600 mil euros em benefício das famílias do concelho.

Ainda assim, o valor do investimento apresentou um crescimento de 23%, face a 2018.

Em nota à comunicação social, o Município de Santarém afirma que “fechou o ano de 2019 com a sua dívida a rondar os 46,3 milhões de euros, apresentando maior capacidade para solver os seus compromissos com os todos os fornecedores e consolidando condições para poder concretizar os investimentos estruturantes que o concelho necessita, apoiados pelo quadro comunitário, a consolidação das encostas, os investimentos nas escolas e espaço público, a conservação de estradas, o mercado municipal, a reabilitação do Centro Histórico, a requalificação de vias estruturantes na nossa cidade, entre outros.

O ano de 2019 fica ainda marcado por um bom resultado líquido apresentado pela autarquia: 3,9 milhões de euros.

O prazo médio de pagamentos, que indica o prazo em que é possível pagar aos fornecedores e parceiros é de pouco mais de 1 semana.

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: