Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasSessões online sobre apoios a empreendedores - Tem uma ideia de negócio?...

Sessões online sobre apoios a empreendedores – Tem uma ideia de negócio? Está na hora de entrar em ação

A taxa de sobrevivência de novas empresas a dois anos é de 56% em Portugal, enquanto para as empresas acompanhadas pela NERSANT essa taxa de sobrevivência atinge os 92%. Estes dados foram divulgados esta quarta-feira, 17 de junho, pela Associação Empresarial da Região de Santarém, numa sessão online dedicada ao tema “O papel do IEFP e da NERSANT no apoio aos empreendedores”. Esta sessão online foi seguida de um segundo webinar para apresentar o “Programa de Aceleração de Ideias” que a NERSANT vai organizar para os empreendedores a partir de 23 de junho.

Na primeira sessão foi apresentado o modelo de apoio disponibilizado gratuitamente aos empreendedores pela NERSANT. O processo começa na maturação da ideia de negócio, com a definição do negócio, passa depois pela elaboração do plano de negócio, eventualmente pelo recurso ao mercado de financiamento para empreendedores que necessitem de apoio financeiro, e culmina no acompanhamento da empresa após o início da atividade.

Peça central neste processo é o PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, do Instituto de Emprego e Formação Profissional. Este programa possibilita aos desempregados inscritos no IEFP que queiram criar o seu próprio emprego resgatarem de forma antecipada, total ou parcialmente, as prestações de desemprego a que têm direito, mas também acederem às linhas de crédito com taxas de juro bonificadas Microinvest e Invest+)., para criarem o seu negócio. Em alternativa, os empreendedores podem recorrer ao programa nacional de microcrédito do Programa de apoio ao desenvolvimento da Economia Social. ou ao sistema de créditos com garantia e bonificação de taxa de juro.

De salientar que a NERSANT é entidade acreditada para prestar apoio técnico no âmbito do PAECPE – Programa de Apoio ao Empreendedorismo e Criação do Próprio Emprego, e apoia os empreendedores interessados na elaboração da candidatura de forma gratuita.

Mediante um protocolo de cooperação celebrado com o IEFP, a NERSANT integra a rede de entidades prestadoras de apoio técnico à criação e consolidação de projetos para a área do distrito de Santarém e concelho de Azambuja. Este apoio técnico destina-se à tem como objetivos, a promoção do empreendedorismo, a criação de empresas e à a criação do o auto- emprego, criação de novos empregos e, apoiar na estruturação das empresas e mitigação de riscos do negócio de projetos, na mitigação de riscos do negócio, na angariação de fontes de financiamento e no desenvolvimento e consolidação dos projectos, bem como proporcionar o desenvolvimento de competência em empreendedorismo e, por último, tem como objectivo acompanhar e apoiar a consolidação dos projectos na fase inicial de implementação.

A NERSANT concede este apoio através de duas modalidades – uma de capacitação do empreendedor e apoio à conceção e elaboração do plano de investimento de negócios, é desenvolvida até a aprovação do projeto; uma segunda modalidade prevê apoio ao projeto durante os dois primeiros anos de atividade da empresa, através da realização de visitas mensais de acompanhamento e consultoria.

Compete ao IEFP acompanhar o empreendedor, desde o momento em que requer a declaração de pedido de apoio técnico até ao seu encaminhamento para a entidade acreditada, e finalmente a análise e aprovação do dossiê de candidatura com o plano de viabilidade económico-financeira do projeto.

Além do apoio técnico e consultoria, a NERSANT disponibiliza aos empreendedores um conjunto de ferramentas de extrema utilidade, como o portal Sítio do Empreendedor com muito informação útil, a realização de um teste de Perfil ainda na fase de maturação da ideia de negócio e a ferramenta Business Plan, uma plataforma de apoio à definição da proposta de valor, definição do modelo de negócio e elaboração do plano de negócios.

De salientar que esta metodologia de trabalho da NERSANT tem demonstrado resultados muito positivos. De facto, enquanto a taxa de sobrevivência de novas empresas a dois anos fica nos 56% para Portugal, 55% para a Lezíria do Tejo e nos 56,6% para o Médio Tejo, essa taxa de sobrevivência é de 92% para as empresas acompanhadas pela NERSANT. Um número que demonstra a eficácia do modelo de funcionamento e o valor do acompanhamento dos técnicos da NERSANT.

Vai começar novo programa de aceleração de ideias de negócio

A segunda sessão online, ainda nesta quarta-feira, foi dedicada à apresentação do Programa de Aceleração de Ideias, destinado a pessoas que tenham uma ideia de negócio e vontade de criar uma empresa, ou para empresas já constituídas que queiram reformular ou reinventar o seu negócio.

O Programa de Aceleração de Ideias de Negócio visa uma mais rápida transformação das ideias em negócios, sem, no entanto, descurar a devida maturação e preparação de todo o projeto. 

Esta nova edição do Programa de Aceleração de Ideias de Negócio da NERSANT decorrerá em junho e julho, com a realização de 6 sessões/workshops online. O programa disponibilizará consultoria/mentoria individualizada, bem como preparação para apresentação de projetos a potenciais financiadores, independentemente da necessidade ou não de financiamento para o desenvolvimento das ideias.

A participação no Programa é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas no http://sitiodoempreendedor.nersant.pt.

Os 6 Workshops, dois por semana decorrerão das 10h00 às 12h00, às terças e quintas-feiras, sendo a componente de mentoria opcional, e realizada no período da tarde, a partir das 14h30.

O primeiro workshop realiza-se no dia 23/06/2020, sobre os Desafios do Empreendedor e Contextualização; o 2.º no dia 25/06/2020 sobre “Segmento de clientes e Proposta de Valor”, o 3.º no dia 30/06/2020 sobre “Canais de Comunicação e Relacionamento com o Cliente”, o 4.º no dia 02/07/2020 sobre “Actividades-Chave, Recursos-Chave e Potenciais Parceiros”, o 5.º no dia 07/07/2020 sobre Fontes de Receita e Estrutura de Custos; e o 6.º no dia 09/07/2020 sobre” Pitch e Mecanismos de Financiamento”; seguindo-se uma última sessão, no dia 14/07/2020, para  “Apresentação Final dos Projetos”.

Para mais informações, poderá contactar o sitiodoempreendedor@nersant.pt

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar