fbpx

Assembleia-geral da Nersant aprova contas de 2019, alterações aos estatutos e voto de louvor à Direção

Em Empresas

Atividades organizadas pela NERSANT movimentaram 12.924 empresas, instituições e ativos de empresas associadas.


A Assembleia-geral da NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém realizou-se esta quarta-feira, 24 de junho, na sede em Torres Novas. Os associados presentes aprovaram por unanimidade todos pontos da ordem de trabalhos, assim como deliberaram um voto de louvor à Direção presidida por Salomé Rafael que anunciou não se recandidatar, após concluir este terceiro mandato.

A Assembleia-Geral começou por aprovar o Relatório de Gestão, Balanço e Contas da Associação do exercício de 2019. Na apresentação do relatório e contas, a presidente da Direção Salomé Rafael apresentou uma síntese da gestão. Em 2019, a NERSANT reforçou a sua intervenção no tecido empresarial regional, procurando intervir de forma reforçada no fomento do conhecimento, da inovação e da competitividade, os três eixos que nortearam as iniciativas da Associação para as empresas. Destacou as comemorações do 30.º aniversário da NERSANT em 2019, que culminaram com uma gala comemorativa durante a qual foram distinguidos com medalhas de Mérito 16 sócios fundadores, os secretários-gerais da Associação, e com a medalha de ouro aos dois ex-presidentes da Associação José Eduardo Marçal e José Eduardo Carvalho, entre outras homenagens. Referiu um conjunto de candidaturas aprovadas que irão permitir dar apoio de consultoria às empresas, procurando-se melhorar as competências de gestão dos empresários e qualificar as empresas. A decorrer em 2020, estes projetos abrangem as áreas da internacionalização (projetos Ribatejo Global, Negócios no Mundo e Ribatejo Business Intelligence), formação (Formação Modular Certificada), empreendedorismo (PAECPE), formação e consultoria (projetos MOVE – Consultoria e Melhor Turismo), Inovação (projetos Idercexa, Futur.E Com), e Inovação financeira (Inovfin).

Resultados positivos de 33.419 euros em 2019

O total de rendimentos da Associação em 2019 ascendeu a 3,16 milhões de euros, uma redução de 10,27% em relação a 2018, justificada com o fim de alguns projetos apoiados pelos fundos comunitários. A Associação apresenta um resultado positivo de 33.419 euros em 2019, resultados que serão aplicados no Fundo Associativo, conforme deliberado nesta assembleia.

A Presidente da Direção destacou o reforço associativo, com a adesão de mais 91 empresas que se juntaram aos 2400 associados da NERSANT. Os concelhos de Santarém, Ourém, Rio Maior e Torres Novas foram os que registaram maior crescimento. Nos útimos 9 anos, a NERSANT duplicou o número de associados.

Quanto ao trabalho da Associação, foram visitadas 837 empresas associadas e 133 não associadas em 2019. Ao longo deste ano, as atividades organizadas pela NERSANT movimentaram 12.924 empresas, instituições e ativos de empresas associadas. Em 2019 realizaram-se 95 seminários.

Na área da internacionalização salientou a realização de mais uma edição do grande encontro internacional de negócios NERSANT Business, que em 2019 teve 34 países participantes e mais de 1400 encontros de negócios. A Associação continuou a desenvolver o projeto Ribatejo Global,  que visa apoiar a internacionalização das empresa e a atração de investimento. Outro projeto em desenvolvimento é o Ribatejo Business Intelligence, destinado à promoção da internacionalização da região de forma inteligente, com o objetivo de aumentar as exportações da região, e atrair importadores estrangeiros para a região.

Na área do empreendedorismo, a NERSANT acompanhou 152 empresas, no âmbito do PAECPE, iniciou 65 acompanhamentos ao longo do ano e apoiou 70 novas candidaturas de criação de empresas. Nas sessões de fomento do empreendedorismo na região contribuiu para a apresentação de 340 novas ideias de negócio, de que resultou a elaboração de 75 planos de negócio e a criação de 70 novas atividades empresariais na região. De salientar ainda o fomento do empreendedorismo junto de crianças e jovens de 33 escolas da região, envolvendo 769 alunos e a apresentação de 51 ideias de negócio.

Na área da qualificação de recursos humanos, participaram nas ações da NERSANT 2169 formandos. A NERSANT realizou ações de formação à medida em 10 áreas de formação distintas, num total de 52 ações, envolvendo 608 formandos de 27 empresas. Foram ainda realizadas 10 ações de formação de formadores, e dois novos projetos de formação-ação – o MOVE PME e o Melhor Turismo 2020. Na formaçãp financiada para ativos foram realizadas 77 ações de formação modular certificada num total de 2750 horas em que participaram 1459 formandos.

O portal da NERSANT registou um total de 103 mil visitantes distintos, que visitaram o site 636 mil vezes, uma média de 282 utilizadores por dia.

Associação vai ter três vice-presidentes

Após a aprovação do relatório e das contas de 2019, por proposta do Conselho Fiscal foi aprovado um voto de reconhecimento à Direção pelo bom trabalho realizado, em especial no alargamento da base associativa e nos resultados positivos apresentados no exercício.

Nesta assembleia-geral foi também aprovada a proposta de alteração dos Estatutos da Associação, de que se destaca o aumento de um para três vice-presidentes, justificado com as crescentes solicitações aos dirigentes para representação da Associação. 

Por proposta da Direção, vai também ser permitido o voto por via eletrónica já a partir das próximas eleições, por forma a aumentar a participação dos associados na vida da Associação.

Gabinete de Crise Covid-19 da NERSANT recebeu centenas de pedidos de informação

Nesta Assembleia-geral foi igualmente destacado o trabalho “invisível” do Gabinete de crise criado pela NERSANT para ajudar as empresas associadas a fazer face à crise pandémica. Este Gabinete integra os membros da Direção e a Comissão Executiva. Domingos Chambel salientou que este foi o primeiro Gabinete de Crise criado por uma associação empresarial, numa iniciativa que antecédeu em três semanas os gabinetes criados pela AIP e CIP. Neste âmbito, a NERSANT facultou dezenas de planos de contingência às empresas, e recebeu centenas de pedidos de informação e de esclarecimentos sobre questões relacionadas principalmente com o play-off e as moratórias. De salientar igualmente os contributos da NERSANT para algumas das medidas aprovadas pelo Governo, com destaque para a alteração da fatura da eletricidade, permitindo às empresas que se encontram em lay-off deixar de pagar a tarifa de disponibilidade de energia com retroatividade a 20 de abril.

A terminar esta Assembleia-Geral, Salomé Rafael anunciou que não se irá recandidatar nas próximas eleições a realizar este ano, após concluir este terceiro mandato como Presidente da Direção. “Saio da Direção com o sentido do dever cumprido e com um carinho grande por todos nesta Associação”, afirmou Salomé Rafael.

Uma despedida que levou o presidente da Assembleia-Geral, Francisco Mascarenhas a apresentar um Voto de Louvor à Presidente da Direção que foi aprovado por unanimidade e aclamação.

Leave a Reply

Recentes de Empresas

Ir para Início
%d bloggers like this: