Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasPSD quer que o Governo obrigue empresas a garantir qualidade de energia...

PSD quer que o Governo obrigue empresas a garantir qualidade de energia nas empresas do interior e zonas industriais

O deputado do PSD, Duarte Marques, propôs à Ministra da Coesão, Ana Abrunhosa, que acompanhe o PSD na defesa de uma mudança de paradigma na qualidade energia fornecida às empresas.  “Não faz sentido que as nossas empresas paguem o mesmo valor pela eletricidade e tenham um serviço diferente, com mais falhas, que Porto ou Lisboa,” afirma o Duarte Marques.

O deputado eleito por Santarém aproveitou a audição Parlamentar a propósito do plano de recuperação da economia, para lembrar que “um dos principais entraves à competitividade das empresas no interior á a qualidade de energia fornecida às empresas”. As falhas na rede de baixa qualidade “provocam enormes prejuízos às indústrias que têm mais automatismos, equipamentos eletrónicos ou robótica”.

Estas empresas “pagam o mesmo custo de energia, mas tem um serviço de pior qualidade porque a legislação atual de garantia de qualidade de energia exige nível A (praticamente sem falhas) apenas nas capitais de distrito e cidades com mais de 25 mil habitantes. Ora, isto é um entrave brutal à coesão e uma grande injustiça”.

Em nome do PSD, o deputado defendeu que esta regra deveria ser alterada e exigido que, pelo menos, as “zonas industriais deveriam ter o nível A de qualidade energética” lembrando de seguida que se há matéria que é uma reforma estrutural, que permite aumentar a eficiência energética e a competitividade das empresas é uma mudança como esta. “Para tal, não faltam fundos europeus para apoiar este tipo de investimentos, e esta é a oportunidade para isso.”

A Ministra da Coesão respondeu de imediato ao desafio e comprometeu-se dentro do Governo, em particular junto dos Ministros do Ambiente e da Economia, a tudo fazer para dar mais este passo na busca de maior coesão do território. De notar que praticamente todas as bancadas parlamentares representadas nesta reunião anuíram também à importância desta reforma proposta pelo PSD.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar