fbpx

Comissão Europeia lança pacote de apoio ao emprego dos jovens

Em Atual

A Comissão Europeia adotou, no dia 1 de julho, medidas para dar aos jovens todas as oportunidades possíveis que lhes permitam tirar o máximo partido do seu potencial para configurar o futuro da UE e prosperar nas transições ecológica e digital.

A pandemia de COVID-19 veio pôr em evidência o quão difícil é para muitos jovens entrar no mercado de trabalho. O pacote de apoio ao emprego dos jovens articula-se em torno de quatro vertentes que, em conjunto, representam uma ponte para o emprego da próxima geração.

O objetivo consiste em tornar os nossos sistemas mais resilientes para o futuro e promover o emprego mediante uma ação em todas as frentes: reforçar a Garantia para a Juventude, preparar para o futuro o ensino e a formação profissionais, dar um novo impulso aos programas de aprendizagem, assim como tomar medidas adicionais de apoio ao emprego dos jovens.

Agenda de Competências para a Europa

A Comissão apresentou também a Agenda de Competências para a Europa em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência. A Agenda estabelece objetivos quantitativos ambiciosos em matéria de melhoria das competências já existentes e de requalificação profissional (formação em novas competências) a atingir nos próximos 5 anos. As suas 12 ações visam garantir competências para o emprego através de um trabalho conjunto com os Estados-Membros, as empresas e os parceiros sociais para efetivar mudanças neste domínio, capacitando as pessoas para a aprendizagem ao longo da vida e utilizando o orçamento da UE como catalisador para atrair investimento público e privado nas competências das pessoas.

Leave a Reply

Recentes de Atual

Ir para Início
%d bloggers like this: