fbpx

Almeirim acolheu formação de árbitros da nova modalidade desportiva Teqball

Em Desporto

A Federação Teqball Portugal (FTP) realizou este sábado, 4 de julho a 2.ª Formação de Treinadores e Árbitros de Teqball em Portugal. O Pavilhão Municipal Alfredo Bento Calado, em Almeirim, foi o palco da formação presencial em ambiente real de evento desportivo, ao longo de todo o dia.

Esta foi uma oportunidade de experimentação da modalidade, de ver na prática os conhecimentos já adquiridos e de esclarecimento de dúvidas. Entre os vários formadores presentes estiveram o presidente da FTP – Károly Henczi, o vice-presidente da FTP- Vasco Rocha e o Árbitro Internacional – Telmo Monteiro (presente nos últimos 2 mundiais).

Além de representantes dos clubes de Santarém– o distrito mais representativo do país com 9 clubes filiados na FTP – que se deslocam de Samora Correia, Santarém, Pontével, Entroncamento ou Alpiarça, estiveram ainda presentes representantes de clubes de Lisboa, Sintra, Torres Vedras, Leiria, Évora e Nazaré.

O Teqball é um desporto inventado em 2014, na Hungria, por dois entusiastas do futebol, Gábor Borsányi, antigo futebolista profissional e Viktor Huszár, cientista computacional.

Joga-se com uma bola de futebol numa mesa similar à do ténis de mesa, sendo que o tampo é curvo e a rede rígida. Pode ser jogado em Singles ou Doubles, devendo cada jogador/dupla colocar a bola na mesa, do outro lado da rede, tocando-a um máximo de 3 vezes, com qualquer parte do corpo à excepção dos braços. 

Já entrou em mais de 100 países e está numa fase explosiva da sua expansão e crescimento enquanto modalidade desportiva, sendo o objectivo tornar-se em modalidade olímpica.

A nível internacional é representado pela FITEQ – Fédération Internationale de Teqball e em Portugal pela Federação Teqball Portugal.

Ao nível das competições, já existem competições nacionais em vários países e já se realizaram diversos eventos internacionais, nomeadamente, os mundiais de 2017, na Hungria, e de 2018, na França.

Em Portugal, as primeiras competições nacionais terão o seu início já em 2020, pelo que decorre um programa de expansão da modalidade que engloba a componente de equipamento (mesas) e a componente de formação (treinadores, árbitros e directores técnicos).

Leave a Reply

Recentes de Desporto

Ir para Início
%d bloggers like this: