Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoEstudantes do ensino profissional e artístico com ampla oferta nos Politécnicos do...
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Estudantes do ensino profissional e artístico com ampla oferta nos Politécnicos do Centro

A Rede de Politécnicos do Centro, que integra os politécnicos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu acaba de lançar a plataforma para inscrição nas provas necessárias para acesso às 133 licenciaturas destas 6 instituições, no âmbito do novo concurso especial de acesso ao ensino superior criado pelo Decreto-Lei n.º 11/2020, de 2 de abril. A inscrição nas provas decorre até 16 de julho.

Acessível em www.provascentro.pt, a plataforma permite  que os alunos verifiquem de forma automática a que licenciaturas se podem candidatar, partindo da designação do seu curso profissional ou artístico. Para além desta funcionalidade, a plataforma disponibiliza informação sobre vagas, condições de acesso, calendário e conteúdos das provas, e ainda os contactos para esclarecimento de dúvidas adicionais.

Recorde-se que, no âmbito deste concurso, os estudantes terão que realizar uma prova de conhecimentos em função da sua área de formação e da licenciatura a que se pretendem candidatar. Esta prova é constituída por duas partes: uma componente geral, realizada por todos os estudantes, e uma componente específica, que varia de acordo com a licenciatura pretendida, nas áreas de Biologia, Economia, História da Cultura e das Artes, Matemática ou Português.

Após aprovação na prova, o estudante tem que efetuar a sua candidatura online ao ensino superior no site da DGES – Direcção Geral do Ensino Superior na Internet (www.dges.gov.pt/pt).

O Politécnico de Castelo Branco tem 119 vagas disponíveis para 22 licenciaturas das escolas superiores Agrária, de Artes Aplicadas, Educação, Gestão e Tecnologia.

António Fernandes, Presidente do IPCB, sublinha a possibilidade criada através deste novo concurso de resposta ao desafio da abertura da base social de apoio ao ensino superior, estando contemplada a adaptação e diversificação dos mecanismos de ingresso. Adianta ainda que as ofertas educativas e formativas de dupla certificação, escolar e profissional, do ensino secundário, conferentes do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações, são atualmente responsáveis por cerca de 45 % dos alunos que frequentam o ensino secundário. As vagas disponibilizadas para estes estudantes são um sinal claro da importância, valorização e qualidade da formação que o IPCB atribui ao ensino profissional e artístico.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar