Foram criadas 84 novas empresas no distrito de Santarém, durante o mês de junho. Curiosamente, o número de empresas criadas no mês passado supera o mês de junho de 2018 em que foram criadas 79 empresas, e também de junho de 2019, mês em que foram constituídas 63 novas sociedades.
Segundo a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, o concelho de Santarém liderou o dinamismo empreendedor no distrito, com 16 novas sociedades constituídas. Seguem-se os concelhos de Rio Maior com 8 novas empresas, Abrantes e Benavente com 7 empresas cada.
Almeirim, Ourém e Tomar registaram 6 novas empresas cada um. Na lista dos concelhos com mais empresas criadas constam os concelhos de Salvaterra de Magos (5), Coruche e Torres Novas (4 cada), Ferreira do Zêzere (3), Alcanena, Cartaxo, Entroncamento e Vila Nova da Barquinha (2 empresas cada), Chamusca, Constância, Golegã e Mação (1 cada).
Apenas 19 empresas têm mulheres como sócios-gerentes, sendo a maioria (77%) das novas empresas foram criadas por homens. A média do capital social das empresas criadas em junho foi de 7.151,49€.
Por setores de atividade, destacam-se o Comércio a retalho e a Compra e venda de bens imobiliários (com 5 empresas cada), as Atividades dos serviços relacionados com a agricultura, o Comércio de veículos automóveis ligeiros, o Comércio por grosso de outros produtos alimentares, Restaurantes tipo tradicional, as Atividades de contabilidade e auditoria, consultoria fiscal, Outras atividades de consultoria para os negócios e a gestão – todas com 4 novas empresas cada uma. Seguem-se a Construção de edifícios (residenciais e não residenciais) e os Restaurantes (inclui atividades de restauração em meios móveis) com 3 novas empresas cada.