fbpx

Proteção civil mantém Plano de Emergência Distrital de Santarém

Em Região

Em comunicado, a comissão distrital de Santarém de proteção civil considera que “é prioritário manter as regras de proteção ao novo Coronavírus. A imprevisibilidade deste novo vírus, SARS-CoV-2, obriga todos a um reforço de comportamentos de proteção individual e coletiva”.


A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém afirma em comunicado que decidiu manter ativo o Plano de Emergência Distrital.
“O surgimento de novos surtos e o aumento continuado de novos infetados, em particular na Área Metropolitana de Lisboa, pode ter um grande impacto no Distrito de Santarém”, refere a Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém que “vê com enorme preocupação o contínuo aparecimento de casos no Distrito de Santarém”.

No comunicado, a Comissão Distrital de Proteçao Civil afirma que este mês de julho marca, também, o início da época de férias com o “regresso à terra” de muitos conterrâneos e também um maior fluxo de turistas. Mas este verão tem de ser diferente. A realidade do COVID19 deve obrigar cada um a proteger-se a si próprio, aos seus familiares e à comunidade a que pertence”. 
A Comissão Distrital de Proteção Civil apela a toda a população que “reforce os cuidados de proteção – Proteja-se a si e proteja os outros”.

“O desconfinamento, nesta época, exige maior responsabilidade individual e social”, refere o comunicado, salientando que “maior responsabilidade significa reforçar as regras definidas pela Direção Geral de Saúde e intensificar os 4 passos essenciais de proteção:

Distanciamento Social – se encontrar um amigo, familiar ou conhecido dê um passo atrás e sorria. Lembre-se que o contacto pessoal (abraço, beijo, aperto de mão) potencia o contágio.

Higienização das mãos – Lave frequentemente as mãos, cumprindo os 20 segundos no mínimo de duração da lavagem, ou desinfete-as com solução alcoólica.

Etiqueta Respiratória – se tossir ou espirrar faça-o para o cotovelo ou para um lenço descartável e coloque-o no lixo. Uso de máscara – use sempre máscara em locais públicos fechados e em situação de aglomerados de pessoas. 
A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém lembra que o combate a este novo vírus faz-se com o comportamento preventivo e adequado de todos. 

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: