Muitas têm sido as reclamações dos consumidores de Santarém face aos valores de faturação com que foram surpreendidos pela empresa.
Enquanto as famílias de todos os outros concelhos à volta – abastecidos pela Águas do Ribatejo – beneficiaram de apoios face ao impacto da pandemia, em Santarém, em Santarém, a empresa municipal “surpreendeu os consumidores com a faturação dos meses de maio e junho, pelo acréscimo de valor relativamente à faturação do mês anterior”.
Em comunicado publicado no site da empresa municipal, a Águas de Sanatrém refere que “suspendeu as leituras de contadores com especial incidência nos meses de março e abril. Assim, apenas os consumidores que nos forneceram as leituras tiveram a faturação em função de consumos reais. Já todos os demais consumidores tiveram faturação por estimativa, que corresponde à média das duas últimas leituras reais, pelo que o período de referência foi de meses de inverno, onde existe menor consumo de água”.
O problema é que após “serem retomadas as leituras, as faturações espelham o consumo real, necessariamente agravado pela situação de confinamento que motivou um acréscimo generalizado e muito acentuado do consumo doméstico, uma vez que as famílias passaram a totalidade ou a maioria do seu tempo na sua habitação”.
Com todos estes acréscimos, somados às alcavalas, não admira que as contas tenham “surpreendido” os consumidores, como admite a empresa, explicando no comunicado que “os aumentos nos valores das faturas são consequência, exclusivamente, do acima descrito, pois as faturas de maio e junho contém os acertos das faturas anteriores de consumo estimado”.
Sobre o facto dos aumentos de consumo agora faturados fazerem aumentar os escalões e as respetivas alcavalas, a empresa afirma que este “acerto das estimativas não implica um aumento nos escalões do tarifário, sendo os mesmos calculados tendo em atenção os meses a que se reporta o consumo real. Ou seja, os limites máximos de consumo por escalão foram ajustados ao período da faturação em causa”.
O comunicado refere que “considerando o impacto que estas faturas podem ter nos orçamentos familiares, o Conselho de Administração das Águas de Santarém decidiu facilitar o pagamento das faturas de maio e junho em prestações, sem aplicação de qualquer acréscimo de juros de mora ou outro encargo, podendo os consumidores, a requerimento, pagar o respetivo valor, mensal e sucessivamente até dezembro de 2020″.
Para tal os consumidores devem ligar para o telefone 243 30 50 50 ou via email para o endereço geral@aguasdesantarem.pt, sem necessidade de deslocação dos consumidores ao atendimento.