fbpx

Alcanena pode respirar?

Em Opinião

Num Distrito particularmente atingido pelas alterações climáticas e onde o aumento da temperatura prejudica quer a agricultura quer o caudal dos rios, bem como os riscos de incêndio surge o problema de sempre.

A população de Alcanena além da Covid-19 tem de lutar contra a poluição atmosférica, chegando a por vezes nem sequer poder abrir os estores de suas casas, ficando privada da sua vida, cidade e Direito básico a um ambiente sadio (artigo 66º da Constituição).

Problema recorrente desde há muitos anos, denunciado em Outubro e novamente intensificado em julho como noticiou o movimento “SOS Alcanena”1 .

Este problema é sistémico3, num Distrito sequestrado por empresas poluidoras, que vêm na poluição uma forma de aumentar os lucros, e onde muitas denúncias não são feitas devido ao ciclo vicioso de os poluidores serem também em muitas localidades os grandes empregadores, existindo uma cultura de medo e resignação.

Não se pretende acusar a empresa A ou B, mostrar que os Alcanenenses e o Distrito em particular estão sequestrados por um modelo de desenvolvimento assente na poluição e que impede que por exemplo os rios sejam pólos de atracção turística e de lazer, sendo meros esgotos onde fica bem mais barato despejar resíduos do que investir em tratamentos dos mesmos.

Recordo ainda que falamos da poluição por Sulfeto de hidrogénio (H2S), um gás inflamável e que pode entre outros causar “irritações nos olhos, no nariz ou na garganta, problemas no sistema respiratório, causando perdas de memória, dores de cabeça e até comprometimento da função motora, pelo facto de o gás atingir o sistema nervoso central.

Especialistas afirmam ainda que existem outros sintomas que causam insuficiência cardíaca, falha renal, vômitos, coceira e vermelhidão na pele, sem falar nas sequelas que podem ser irreversíveis, como distúrbios psicológicos”2 (tese de Bruno Miguel Matos Marques, pps 8-11).

Por tudo isto, Alcanena sai a rua dia 24 pelas 20h 4 , e existe uma petição visando a comissão europeia, para que pelo menos se cumpra a lei, e se fiscalize quem prevarica https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT94965&fbclid=IwAR1oUq8lu5bLZzEOyztJNe2OUe6YicrjBR7GkPaJpFt8Aks-QHZo_oJNEfg.


1    https://www.mediotejo.net/alcanena-maus-cheiros-associados-a-problemas-na-etar-de-alcanena/

3    https://maisribatejo.pt/2020/06/03/aguas-do-rio-alviela-voltam-a-correr-castanhas-e-com-mau-cheiro/?fbclid=IwAR02VXePBhs0bBWROGGzKXibAK8icH6V-OWwhWkFw99RUA7RjQvVa24PE2Q

2    https://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwi_-oeM19rqAhWFC-wKHZBSCmsQFjAHegQICBAB&url=https%3A%2F%2Fsigarra.up.pt%2Ffeup%2Fpt%2Fpub_geral.show_file%3Fpi_doc_id%3D208849&usg=AOvVaw215FTy9sSZHGJV6QQYS3UQ

4    https://www.facebook.com/sosalcanena/photos/a.113540736756300/285476412896064/?type=3&theater

Leave a Reply

Recentes de Opinião

Ir para Início
%d bloggers like this: