Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioSociedadeDeputada Fabíola Cardoso na Comissão parlamentar de Inquérito aos incêndios de 2017
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Deputada Fabíola Cardoso na Comissão parlamentar de Inquérito aos incêndios de 2017

A deputada do Bloco de Esquerda, Fabíola Cardoso, e o deputado Ricardo Vicente, têm participado nas audições da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à atuação do Estado na atribuição de apoios na sequência dos incêndios de 2017 em Pedrógão Grande e outros concelhos da zona do Pinhal Interior.

btf

Para além do processo de atribuição de apoios – sobre o qual decorrem investigações que competem às instâncias judiciais –, os trabalhos desta comissão da Assembleia da República têm permitido deslindar problemas do território e ouvir soluções que podem contribuir para a redução da área ardida no país.

Foi nesse sentido que a deputada Fabíola Cardoso interveio na audição da comissão ao presidente do Observatório Técnico Independente (OTI) de incêndios florestais, Francisco Rego.

Em resposta às perguntas da deputada do Bloco de Esquerda, o presidente do OTI referiu que continua a não haver “uma visão global do tipo de floresta que queremos e onde a queremos” e que “na grande maioria dos casos o que se vê é a regeneração natural das espécies, o eucalipto com muita facilidade, o pinheiro com menos facilidade.

O presidente do OTI disse ainda que “não aproveitamos a oportunidade para melhorar o sistema com introdução de outros tipos de espécies, como árvores autóctones.”

Francisco Rego defendeu que uma solução para os problemas do ordenamento florestal passa por equacionar um financiamento “muito majorado” a proprietários que escolham espécies autóctones de crescimento lento, como em outras áreas produtivas em que o Estado “paga a diminuição de produção por alteração das opções produtivas”.

Na próxima sessão da comissão de inquérito será ouvido Jorge Abreu, presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, um dos concelhos mais afetados pelo grande incêndio de 2017.

Em 17 de junho de 2017 deflagrou um incêndio florestal em Pedrógão Grande que se alastrou aos concelhos vizinhos de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pêra, Ansião, Sertã, Pampilhosa da Serra e Penela, provocando 66 mortos e 254 feridos.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar