Câmara de Santarém aprova contratação da obra de estabilização da Igreja de Santa Iria da Ribeira de Santarém por 900 mil euros

Em Região

A Câmara de Santarém aprovou esta tarde, dia 20 de julho, a contratação da empreitada de estabilização da Igreja de Santa Iria da Ribeira de Santarém à empresa REVIVIS – Reabilitação, Restauro e Construção Lda., pelo valor total de 900.930,31 euros, após concurso público.

Os projetos infraestruturais e de recuperação e valorização patrimonial a implementar na Igreja de Santa Iria foram objeto de candidaturas a concursos para financiamento externo, nomeadamente da União Europeia, através do Portugal 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial celebrado entre as Autoridades de Gestão dos Planos Operacionais Financiadores e a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A igreja é de invocação de Santa Iria, a mártir cristã nabantina, cujo corpo, segundo a lenda, aportou a estas paragens após o seu martírio. A sua riqueza histórica e cultural, justificou a sua classificação como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 95/78, DR, I Série, n.º 210, de 12-09-1978.

Leave a Reply