Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoQuatro escolas encerradas no próximo ano letivo no concelho de Alcanena
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Quatro escolas encerradas no próximo ano letivo no concelho de Alcanena

Neste novo ano letivo, vão encerrar quatro escolas do 1.º ciclo no concelho de Alcanena, confirmou a presidente da Câmara.

A medida está a gerar polémica em especial em Moitas Venda onde os pais e encarregados de educação manifestaram a sua indignação pelo encerramento da escola, depois de terem feito a matrícula dos filhos.

“Em Março deste ano, os pais dos alunos da escola primária, juntamente com representantes da Câmara e Agrupamento de escolas de Alcanena, reunimos na Escola Primária e foi-nos dito pela vereadora da educação que a escola não iria fechar, e que tendo Moitas Venda alunos suficientes, também não se colocava essa hipótese de encerrar, mas sim de abrir duas salas”, afirma Marisa silva, mãe de uma das crianças matriculadas no 1.º ano. “Passadas alguma semanas foi pedido o encerramento da escola por parte da Câmara, informação dada pelo Agrupamento de Escolas de Alcanena”, adianta a encarregada de educação.

A confirmação do encerramento da escola de Moitas Venda foi dada pela presidente da Câmara Fernanda Asseiceira, na última sessão do executivo, a que assistiram alguns encarregados de educação.

Para além de Moitas Venda, encerram neste ano lectivo as escolas básicas de 1.º ciclo de Bugalhos, Gouxaria e Monsanto. A presidente da Câmara justificava o encerramento das quatro escolas, com o o número insuficiente de alunos. Segundo a autarca, a escola de Moitas Venda só tem 18 alunos, e as normas do Ministério da Educação obrigam a um mínimo de 21 alunos por escola. No entanto, estas escolas têm estado a funcionar com uma autorização especial do Ministério da Educação, solicitada pela Câmara de Alcanena, considerando que não havia alternativa. No entanto, a presidente da Câmara garante que já existe alternativa, uma vez que o Centro Escolar de Alcanena vai abrir neste ano letivo.

A autarca garante que o Centro Escolar de Alcanena conseguirá acolher todos os alunos, sendo que apenas está prevista a ocupação de 10 das 15 salas, tendo sido adquiridas mesas individuais para os alunos.

O novo Centro Escolar de Alcanena vai acolher os alunos das 4 escolas encerradas no concelho. Imagem da Câmara de Alcanena.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar