Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerCelebrar a Gastronomia enquanto património cultural
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

Celebrar a Gastronomia enquanto património cultural

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal (ARVP) celebram, numa iniciativa que decorre sobretudo online, a parceria entre gastronomia e vinho, na data em que se comemoram os 20 anos da elevação da gastronomia a património cultural de Portugal.

Celebra-se, no próximo dia 26 de julho, os 20 anos da data em que a gastronomia portuguesa foi elevada a bem imaterial do património cultural de Portugal, por Resolução do Conselho de Ministros.

A Associação de Municípios Portugueses do Vinho e a Associação das Rotas do Vinho de Portugal, com os seus municípios aderentes, vão assinalar esta data com uma celebração online, de 24 a 26 de julho, e com uma mostra gastronómica e vínica na Casa do Campino, em Santarém, no dia 26 de julho.

Sob o mote “ninguém é feliz sozinho”, esta iniciativa celebra a parceria vencedora que a gastronomia e o vinho estabelecem à mesa, mas também a felicidade de quem se senta nela para a partilhar.

É certo e sabido que os tempos que correm trouxeram algumas alterações às nossas vidas, mas está na altura de retomar o bom velho hábito de partilhar, à mesa, um bom petisco ou uma boa refeição, acompanhados de um bom vinho, partilhados entre amigos, sem esquecer as regras de segurança que todos temos de cumprir.

Junte-se a esta celebração, via digital, mas também de uma forma única, visitando os magníficos restaurantes do nosso concelho para saborear os pratos típicos que fazem sempre desejar mais, e beber um copo do vinho reconhecido pela sua excelência e que deu ao Cartaxo o título de Capital do Vinho.

Junte-se à festa!

Programa (sujeito a alterações)

Acompanhe as iniciativas online em Gastronomia Património Cultural

24 de julho

– Videoconferência com o tema ‘20 Anos de ‘Gastronomia Património Cultural de Portugal’ – O Produto Gastronomia/Vinho

– Apresentação do livro digital ‘Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal’

25 de julho

– Lançamento do documento ‘Territórios de Gastronomia/Vinhos’

26 de julho – dia do 20º Aniversário da Gastronomia Património Cultural de Portugal

– Iniciativas promovidas nos municípios para assinalar a data, com o mote: Gastronomia e Vinho – Porque ninguém é feliz sozinho.

– Mostra enogastronómica comentada, a realizar na Casa do Campino, em Santarém, associando esta iniciativa às comemorações do 40º aniversário do Festival Nacional de Gastronomia de Santarém. Emitido através da internet, inclui intervenções dos municípios onde decorrem atividades.

– Lançamento de Concurso de Fotografia a decorrer até ao Dia Mundial do Enoturismo, em novembro

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar