Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioRegiãoProjeto CDLS 4G avança na Chamusca focado na comunidade sénior e nas...

Projeto CDLS 4G avança na Chamusca focado na comunidade sénior e nas famílias

O Município da Chamusca e a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca inauguram e apresentam oficialmente o projeto social de intervenção comunitária CLDS 4G, no próximo dia 5 de agosto, às 15h00, no espaço que vai funcionar como sede da iniciativa, situado na Rua Vimioso, Bloco 11.

Na cerimónia de inauguração do CLDS 4G, que está limitada a alguns convidados devido à situação da pandemia, vão ser apresentados os principais eixos de ação do projeto. 

Denominado “Chamusca Abraça CLDS 4G” (Contratos Locais de Desenvolvimento Social, 4ª Geração), é um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu, tem como Entidade Promotora e Entidade Local Executora da Ação (ELEA) o Município da Chamusca, sendo a Santa Casa da Misericórdia da Chamusca a Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP). Tem como objetivo estratégico promover a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social.

O projeto irá desenvolver as suas ações em dois eixos, nomeadamente: Eixo 2 – Intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil; Eixo 3 – Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa.

No domínio do eixo 2, o projeto propõe fazer a inclusão e integração de famílias multiassistidas, criando iniciativas de inclusão social e de promoção de competências pessoais, parentais e sociais.

No eixo 3, o objetivo principal é desenvolvimento de medidas de envelhecimento ativo e que melhorem a qualidade de vida da população idosa e das pessoas com dependência do concelho da Chamusca, assegurando os seus direitos básicos, sociais e de cidadania.

Na atuação junto da população sénior, estas são as 5 ações previstas pelo projeto: “Seniores Ativos” (promoção da melhoria da qualidade de vida e de hábitos de envelhecimento saudável e ativo); “Sabedor’Idade” (dinamização das Universidades/Academias Séniores;) “Dar Vida aos Anos” (atividades de inclusão social e envelhecimento ativo); “+Laços – Sós” (promoção do voluntariado de proximidade, envolvimento e sensibilização da comunidade para a temática do envelhecimento); “Cada um Conta” (preservação e recuperação do património cultural imaterial do concelho, sobretudo das memórias da oralidade, estimulando deste modo as capacidades cognitivas dos seniores).

A equipa técnica do projeto está já a trabalhar no terreno há algum tempo, tendo desenvolvido reuniões com IPSS’s, juntas e uniões de freguesia, com profissionais da área da saúde, diretamente com a população idosa em visitas domiciliárias e também organizou uma atividade aberta ao público, que decorreu no passado dia 27 de julho, o Yoga para Avós e Netos, uma proposta intergeracional que juntou seniores e os seus netos no Parque Municipal da Chamusca.

O projeto pode ser contatado através do e-mail clds4g@cm-chamusca.pt ou pelos telefones 966 328 929 / 966 328 943.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar