Sexta-feira, Abril 19, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerLivro do investigador José Gaspar revela história do Convento desaparecido de Vale...

Livro do investigador José Gaspar revela história do Convento desaparecido de Vale de Figueira

“O Convento dos Frades Arrábidos de Vale de Figueira 1556 – 1834” é o título do novo livro de José Gaspar, que vai ter o lançamento público, no sábado, 08 de agosto, às 21 horas, no adro da Igreja Matriz de Vale de Figueira.

Integrada nas comemorações dos 450 anos da paróquia de Vale de Figueira, a apresentação da nova obra de José Gaspar vai estar a cargo de Maria Alzira Almeida.

“Com este trabalho, pretendo dar a conhecer o que não é meu, mas de todos nós e contribuir para o conhecimento da nossa secular paróquia/freguesia de Vale de Figueira”, afirma José Gaspar na apresentação do livro ao Mais Ribatejo.

“Percorri, fui investigar e senti a atmosfera de alguns conventos da Província da Arrábida, ao ponto de pernoitar em alguns, hoje como hotéis, e imaginar como seria o dia-a-dia de um convento”, adianta o autor, natural de Vale de Figueira e com intensa participação no movimento associativo e cultural do concelho de Santarém.

“Pela leitura atenta que fiz dos vários livros de estudo e pelo que descrevem os estatutos e as suas regras, a vida de frade não era fácil. Era austera e votada a uma pobreza tal que o seu modo de vida era quase desumano, em certas e determinadas práticas, mesmo pensando que tinha sido uma opção pessoal”, refere José Gaspar. De referir que os frades Arrábidos foram uma das comunidades religiosas mais rigorosas na prática da penitência dos três votos: pobreza, obediência e castidade.

“A investigação é um desafio constante, uma felicidade na sua conclusão e uma alegria ainda maior na partilha”, conclui José Gaspar.

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar