fbpx

Alcanenenses lançam apelo público para se acabar com a poluição do ar

Em Sociedade

Os alcanenenses estão a difundir milhares de mensagens de apelo às autoridades para que ponham cobro ao “problema da poluição ambiental em Alcanena que atingiu níveis insustentáveis para a população poder viver com o mínimo de qualidade”.

Depois dos protestos da semana passada e da petição que já leva 1580 assinaturas, o movimento SOS Alcanena lançou um apelo público aos alcanenenses para que dirijam uma mensagem a pedir a intervenção das autoridades responsáveis.

O Mais Ribatejo está a receber centenas as mensagens de cidadãos de Alcanena, dirigidas à Agência Portuguesa do Ambiente, ao SEPNA da GNR, à ARHC, às autoridades de saúde, aos grupos parlamentares na Assembleia da República, ao Provedor de Justiça, ao Governo, entre outras entidades .

A mensagem refere que “não se consegue respirar ar puro com os níveis adequados por dois dias seguidos. Ao contrário do resto do país, Alcanena continua em confinamento pois todos os dias a população tem de fechar portas e janelas de casa, os vidros do carro, tudo, para que o cheiro não empeste as nossas vidas”.
O apelo sublinha que “o ar irrespirável deve-se à exposição do ar de Alcanena a Sulfeto de Hidrogénio, um gás venenoso, que tem graves implicações na saúde das pessoas. Ou seja, trata-se de um problema de poluição ambiental que atinge a vertente social e de saúde pública. A população de Alcanena está a ser gaseada diariamente como se vivesse num cenário de algum filme da II Guerra ou do trágico acidente de Chernobyl”.
Os subscritores do apelo afirmam que “esta situação ultrapassou todos os limites do razoável há muito tempo e sentimo-nos completamente presos de uma indústria que não cumpre e/ou de uma autarquia completamente incompetente na resolução do problema. Dia após dia, mês após mês, ano após ano, o problema mantém-se e intensifica-se sem qualquer avanço da parte das entidades competentes. Não sabemos mais o que fazer para vermos o fim a este calvário e o sofrimento da população é visível pelos protestos na página de Facebook Alcanena em Movimento”.
“A população está completamente desesperada e esta mensagem é um apelo à vossa intervenção, investigação e exposição deste tema”, refere a mensagem que está ser amplamente difundida junto de todos os órgãos de comunicação social.

Deixar uma resposta

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: