fbpx

Vitória Clube de Santarém com dupla certificação em futsal masculino e feminino pela FPF

Em Desporto

É mais um marco histórico na vida do Vitória Clube de Santarém: doravante, o emblema vitoriano integra o restrito lote de quatro clubes nacionais que merecem o duplo estatuto de Entidade Formadora Certificada de Futsal Masculino e Feminino, na sequência da divulgação do relatório final de avaliação do exigente processo de certificação promovido pela Federação Portuguesa de Futebol.

À renovação da certificação de 4 Estrelas no Futsal Masculino, com um categórico total de 87 pontos em 100 possíveis (registo que coloca o clube a apenas 3 pontos das 5 Estrelas, fruto de uma melhoria de 11 pontos em relação a 2018/19!), junta-se agora a inédita certificação de 3 Estrelas na vertente feminina, o estatuto máximo a que os vitorianos poderiam ambicionar devido ao facto de não disporem na temporada anterior de três ou mais equipas femininas de formação em atividade, critério que conseguirão validar já na época de 2020/21.

Para se ter uma noção concreta da dimensão deste feito, realce-se o facto de, no âmbito da certificação masculina, o processo do emblema vitoriano ter sido o 5.º mais pontuado em todo o País (superando gigantes incontornáveis como o SL Benfica e o Sporting CP!) e, no da feminina, o 4.º com maior qualidade aos olhos da Federação Portuguesa de Futebol. Só Leões de Porto Salvo (5 Estrelas em masculinos e femininos) e ACDR Caxinas (5 estrelas no futsal masculino) se posicionam acima dos vitorianos, em todo o território português!

Esta é, de facto, uma proeza incrível, um indicador de superlativa qualidade, que coloca mais uma vez o nome do Vitória Clube de Santarém, 2.º maior clube do País em número de atletas de futsal federados, num patamar de destaque entre a elite das escolas de formação nacionais, algo à partida impensável para um emblema representativo do distrito de Santarém, que, assim, ousa intrometer-se entre a hegemonia dos “tubarões” de Lisboa e Porto.

Estatuto único no distrito de Santarém

E se, em termos globais do País, os vitorianos figuram no top 5 da classificação das melhores entidades formadoras certificadas, já ao nível distrital assumem claramente uma posição sem paralelo.

Além de ser o único clube de futsal do distrito certificado nas vertentes masculina e feminina de futsal, o Vitória Clube de Santarém é também o único a ostentar as 4 Estrelas na modalidade (posição que ocupa isolado pelo segundo ano consecutivo), num universo em que apenas mais dois emblemas almejaram obter a certificação, ainda que com classificação inferior. Mesmo se se alargar a avaliação ao futebol, verifica-se que apenas uma entidade filiada na AF Santarém mereceu igual estatuto: o União de Tomar.

Instrumento fidedigno de avaliação que credibiliza e prestigia o trabalho de formação realizado nos clubes, o processo de certificação assumir-se-á ainda, já a partir da próxima temporada, como requisito imprescindível para se poder participar nas provas de âmbito nacional. Neste âmbito, destaque-se o facto de apenas quatro clubes da Liga Placard, principal competição nacional de seniores, serem atualmente certificados pela FPF.


Um clube… 7 estrelas!

À beira de mergulhar numa época histórica em que se comemorará o primeiro quarto de século desde que o sonho vitoriano começou a emergir no subconsciente de um grupo de crianças do bairro escalabitano do Alto do Bexiga (e 15 anos após a fundação oficial do clube), o clube azul e branco vê esta nova distinção fazer subir, assim, a fasquia no grau de exigência e responsabilidade enquanto emblema formador de excelência no plano nacional.

Em nota oficial nas suas redes sociais, a Direção vitoriana refere que esta dupla certificação vem culminar “mais um ano de trabalho exaustivo, marcado por uma incrível ambição, dedicação e superação no intuito de elevar cada vez mais a qualidade do futsal do clube e de reunir todas as condições para merecer mais este inédito e prestigiante enquadramento oficial”.

No mesmo comunicado, o clube deixa o seu “profundo agradecimento a todos os vitorianos que deram a sua preciosa colaboração ao longo de mais esta árdua caminhada, e a todos os que continuam a confiar no Vitória Clube de Santarém como espaço privilegiado para a formação de atletas e homens, bem como à Associação de Futebol de Santarém e à Federação Portuguesa de Futebol pelo inestimável apoio concedido aos clubes neste processo, com a nobre missão de aumentar a qualidade do futsal nacional”.
Sempre com os olhos postos no futuro, o Vitória Clube de Santarém estabeleceu já o objetivo de obter a classificação máxima em 2020/21. Porém, para já, carregará ao longo de mais um ano uma responsabilidade que deve encher de orgulho o concelho e o distrito de Santarém: hoje, o Vitória é um clube… 7 estrelas! 

Inscrições abertas para 2020/21

Nesta fase, o Vitória Clube de Santarém encontra-se também já a receber inscrições para a época 2020/21, pelo que, para se juntarem à família vitoriana, todos os potenciais interessados poderão contactar o número 926633938, o endereço vitoriacs@gmail.com ou as páginas oficiais do clube no Facebook e Instagram.

O Vitória terá em atividade 13 escalões de futsal lúdicos e competitivos, num total de 20 equipas, a partir dos 4 anos de idade.

Refira-se que, nas categorias de Iniciados e Juniores Femininos, os vitorianos disputarão os respetivos Campeonatos Nacionais.

Leave a Reply

Recentes de Desporto

Ir para Início
%d bloggers like this: