fbpx

Veto estreia em Almeirim espetáculo de homenagem a Bernardo Santareno

Em Ribatejo Cool

O Veto Teatro Oficina, do Círculo cultural Scalabitano, estreará no próximo sábado, dia 15 de agosto, às 22H00, no Jardim das Laranjeiras, (Praça Lourenço de Carvalho), em Almeirim, a convite do respetivo município, o espetáculo OBRIGADO BERNARDO, SANTARÉM DE PORTUGAL.

Espetáculo, que o Veto apresenta como um tributo ao grande dramaturgo de Santarém, inclui poemas, excertos de peças e cartas do autor, entrecortados por seis coreografias desenhadas e interpretados pela coreografa e bailarina Mafalda Murta.

Trata-se assim de um espetáculo fragmentário sem uma narrativa cronológica, mas antes procurando ir apresentando ambientes pessoais e sociais de uma vida dedicada aos outros, seja pela vida da profissão de médico, seja pela escrita, e onde a palavra do grande autor se vai articulando com a linguagem corporal da bailarina e coreografa Mafalda Murta que, para este espetáculo, criou especialmente seis coreografias: Amor, Corrida, Inverno, Sofrimento, Mar e “Je suis Malade”.

Comummente tido como o mais importante dramaturgo do século XX português, foi considerado pelo importante teatrólogo portuense António Pedro, como o mais importante dramaturgo português de todos os tempos.

No ano em que se celebra o centenário do seu nascimento, a justa homenagem que o teatro lhe procurou prestar, têm sido prejudicada pela pandemia que todos vivemos e na passada semana, pela perca da sua principal impulsionadora, a amiga e atriz Fernanda Lapa, a quem também desta forma prestamos a nossa singela homenagem.

O espetáculo tem narrativas de Fernanda Narciso e José Ramos Direção artística de Nuno Domingos que integra o elenco de atores, conjuntamente com: Angelina Madeira e Francisco Selqueira. As Coreografias e Dança são de Mafalda Murta. A Técnica (Iluminação e Som) estão a cargo de Francisco Cercas e José Carlos Jordão.

1 Comment

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: