fbpx

Vídeo – Paúl Natura, um local a conhecer no Concelho de Azambuja

Em Ribatejo Cool

O Paúl de Manique do Intendente, localizado no Concelho de Azambuja, é uma área com cerca de 97 mil metros quadrados e que constitui um riquíssimo património natural de grande importância em termos de biodiversidade, nomeadamente em avifauna, já reconhecida a nível nacional.

É um ecossistema com história, mais de 18 hectares a proteger, com mais de 180 espécies, onde pode encontrar 5 espécies “simplesmente únicas” como o cágado-de-carapaça-estriada, o caimão-comum, a lontra, a cegonha-preta e o junco. 

A autarquia tem vindo a apostar na promoção deste espaço, tendo recentemente avançado com a colocação de uma infraestrutura de observação da fauna e da flora do paúl, que tem como objetivo promover o conhecimento, a proteção e a preservação deste ecossistema único e tão rico para o Concelho de Azambuja e para toda a região.

O Município de Azambuja alerta a população em geral para o facto de que o Paúl não está identificado como uma zona balnear – segundo o Decreto-Lei nº 135/09 de 3 de julho, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei nº 113/2012 de 23 de maio – sendo totalmente desaconselhadas as atividades de banhos e de pesca, evitando causar qualquer perturbação a este ecossistema. 

O Paúl de Manique do Intendente é um espaço natural com um equilíbrio muito sensível que deve ser desfrutado apenas em atividades culturais e científicas. Pela preservação do meio ambiente, a autarquia apela ao civismo e respeito de todos os visitantes.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: