fbpx

Vídeo – Sociedade 5.0 – O trabalho do futuro

Em Sociedade
https://youtu.be/hRg_75wAggc

Num mundo em plena transformação digital e tecnológica, quais vão ser os empregos do futuro? Nesta edição da Sociedade 5.0, a professora e investigadora de Santarém, Florinda Matos aborda o tema do trabalho do futuro.

“O trabalho do futuro será mais baseado em competências, como a capacidade de trabalho em equipa, de liderança, de criatividade”, afirma Florinda Matos, presidente da  ICAA – Associação para a Gestão de Capital Intelectual, nesta edição da Sociedade 5.0.

“A transformação digital e a robotização vão provocar grandes mudanças no mundo do trabalho – vamos ter empregos em que se trabalha para várias entidades empregadoras, com recurso a tecnologia, em tele-trabalho, e vai ser mais valorizada a capacidade para resolver problemas, sendo que todas as tarefas possíveis de serem feitas por máquinas serão robotizadas”.

Até 2030 prevê-se que 30% dos atuais empregos serão extintos. Os empregos mais relevantes no futuro vão estar relacionados com programação de software, interoperacionalidade de sistemas, ciência, inovação e tecnologia, saúde e bem estar, análise de dados, logística associada ao comércio online, marketing e webmarketing, entretenimento ligado à web e aos jogos, produção alimentar amiga do ambiente e da saúde, indústrias e engenharias ligadas ao ambiente e à energia, e a educação, prevendo-se que os professores e educadores vão continuar a ser muito importantes no futuro.

O objetivo este programa é discutir aspetos que marcam o presente e o futuro da nossa sociedade. Serão abordados temas como o impacto da transformação digital, a sustentabilidade, os novos modelos de negócio, a resiliência das organizações, a gestão dos intangíveis, entre outros.

Os seguidores do jornal Mais Ribatejo poderão enviar questões que serão escolhidas e abordadas em cada sessão, através do e-mail geral@maisribatejo.pt

O próximo “programa” da Sociedade 5.0 será dedicado aos “Desafios das empresas portuguesas”.

Leave a Reply

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: