Centro Ciência Viva do Alviela candidato ao Prémio Natura 2000

Em Ambiente/Educação

O Centro de Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, é um dos 27 finalistas do Prémio Natura 2000, destinado a homenagear as realizações notáveis no domínio da conservação da natureza relacionadas com a rede Natura 2000 de zonas protegidas da UE.

Vote AQUI no projeto do Centro Ciência Viva do Alviela.

O Prémio Natura 2000 pretende recompensar a excelência na gestão e na promoção da rede e sensibilizar para a sua importância junto dos cidadãos europeus. Este ano são 27 os finalistas, distribuídos por 5 categorias. Cada categoria terá um vencedor.

Será também atribuído o notório «Prémio de Cidadania Europeia» ao finalista que obtiver o número mais elevado de nomeações, por meio de votação pública, no website do prémio.

Os vencedores do Prémio Natura 2000, de 2020, serão anunciados numa cerimónia especial que irá decorrer na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas.

O Centro Ciência Viva do Alviela, localizado em Alcanena, e ao qual o Município deAlcanena se associa, é finalista do Prémio Natura 2000, na categoria de Comunicação.

O Projeto “World upside down: knowing and preserving bats” tem como objetivo informar e consciencializar a sociedade, nomeadamente os jovens, para a necessidade de conservação dos morcegos que se encontram nas grutas do Alviela.

Das várias ações desenvolvidas no âmbito do Projeto destacam-se a criação de um observatório de morcegos cavernícolas, com câmaras de vídeo que permitem uma monotorização dos morcegos no seu habitat.

Foi igualmente criada uma sala de exposição permanente intitulada Quiroptário e uma exposição móvel e interativa direcionada para os mais jovens.

O Centro Ciência Viva do Alviela criou também um portal sobre morcegos (https://www.conhecerosmorcegos.pt/)

Promoveu a elaboração de um Livro ilustrado – “Vida de Morcego”. Pproporciona a realização de visitas de campo para alunos do ensino secundário.

Organiza oficinas para professores, gerentes de turismo e funcionários da Rede Nacional de Centros de Ciências. Promove ações noturnas durante a Noite Europeia dos Morcegos.

A campanha informativa lançada pelo Centro Ciência Viva do Alviela alcançou entre 50 000 a 100 000 pessoas em Portugal, nomeadamente, jovens em idade escolar. Foram realizadas cerca de 150 ações noturnas de observação, que envolveram mais de 3000 participantes, de vários pontos do país. Os números refletem o sucesso do projeto.

Conheça melhor a atividade do Centro Ciência Viva do Alviela visitando o site AQUI.

E vote AQUI no projeto do Centro Ciência Viva do Alviela.

O que é a Rede Natura 2000

A Natura 2000 é a rede de zonas protegidas da União Europeia. Consiste numa grande variedade de sítios diferentes em todo o continente e tem por objetivo assegurar a sobrevivência a longo prazo das espécies mais valiosas e ameaçadas da Europa, protegendo-as para as gerações futuras. A rede proporciona uma vasta gama de produtos e serviços benéficos para a sociedade e para a economia.
A rede Natura 2000 assenta em dois atos legislativos pioneiros da UE — a Diretiva Aves de 1979 e a Diretiva Habitats de 1992 — e desempenha um papel fundamental na travagem da perda da biodiversidade na UE. Atualmente, enquanto uma das realizações notáveis da UE, a rede é composta por mais de 27 500 sítios terrestres e marítimos, abrangendo cerca de 18,6 % do território da Europa e mais de 9,5 % dos mares circundantes, em nove regiões biogeográficas.

Leave a Reply

Recentes de Ambiente

Ir para Início
%d bloggers like this: