Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEmpresasMissão empresarial virtual ao Gana com agendamento de reuniões virtuais

Missão empresarial virtual ao Gana com agendamento de reuniões virtuais

Um conjunto de empresas da região vai participar de 21 a 25 de setembro na missão empresarial virtual ao Gana que a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém, está a preparar. Neste momento estão já confirmadas reuniões por videoconferência entre os dois países nas áreas dos Vinho, Novas tecnologias / Desenvolvimento de Software e Ferramentas de Gestão, Produtos Alimentares e Bebidas e Produtos de Saúde e Farmacêuticos. As empresas participantes contam com financiamento de 50% das despesas elegíveis.

A NERSANT encontra-se a implementar uma nova metodologia na forma de abordar os mercados e a internacionalização dos negócios. Neste sentido, as tradicionais missões empresariais vão agora realizar-se online, com a associação a assumir a organização dos encontros de negócios virtuais entre os empresários. O Gana é o próximo mercado a abordar. A missão empresarial virtual vai realizar-se já no próximo mês, de 21 a 25 de setembro, contando já com a confirmação de diversas empresas da região nos setores dos Vinhos, Novas Tecnologias / Desenvolvimento de Software e Ferramentas de Gestão, Produtos Alimentares e Bebidas e Produtos de Saúde e Farmacêuticos.

Assim, a NERSANT tem vindo a trabalhar com as empresas participantes, no sentido de perceber quais os seus objetivos com a missão empresarial, procurando no mercado destino agentes económicos que possam satisfazer as suas expetativas. Neste momento, o calendário de reuniões por videoconferência conta já com a marcação de diversas reuniões B2B online nos setores de atividade já referidos.

Todo o processo de verificação da elegibilidade da empresa e do respetivo agendamento das reuniões está, desta forma, a ser organizado pela NERSANT, podendo as empresas participantes focar-se na melhor estratégia e metodologia de abordagem aos respetivos mercados.

Com esta nova modalidade de missão empresarial, a NERSANT pretende criar oportunidades para as empresas nos mercados em causa, com custos mais reduzidos e sem a necessidade, pelo menos numa primeira fase, de realizar uma deslocação física aos mercados.

A missão empresarial virtual ao mercado do Gana é uma ação realizada no âmbito do projeto conjunto Negócios no Mundo, sendo que as empresas elegíveis terão acesso a cofinanciado de 50%, no âmbito do COMPETE / Portugal 2020.

As empresas interessadas em obter mais informações ou inscrever-se no evento poderão ainda fazê-lo, bastando para tal contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT através do e-mail datic@nersant.pt ou do número 249 839 500. Do mesmo modo, os interessados podem preencher o formulário de adesão e solicitação de informações disponível na área “Agenda” do portal da associação, em www.nersant.pt.

Gana com diversas oportunidades de negócio

Com uma localização estratégica na África ocidental, o Gana é um mercado em destaque, com um crescimento económico acima dos 5% a 6% por ano. Conta com uma população de 30 milhões de habitantes, dos quais 4 milhões na capital, Acra. O inglês é a língua oficial e o cristianismo é a religião de 70% da população. O país tem um risco político baixo, sendo uma democracia consolidada, com multipartidarismo e alternância democrática. Os indicadores de competitividade estão acima da média e o índice de corrupção é baixo para África, sendo ligeiramente superior à Grécia e Itália e inferior à India. Destaca-se a facilidade de fazer negócios (economic freedom). O Gana é um dos três países com melhores indicadores na facilidade de fazer negócios em África, a par da África do Sul e de Marrocos.

Quanto a oportunidades de negócio, importa destacar a agricultura e o setor da transformação de produtos agrícolas, nomeadamente nas áreas da alimentação de gado, farinha de peixe, entre outros. Na indústria, destaque para os têxteis e vestuário, transformação de madeira, produção de sal, indústria de processamento alimentar e joalharia. Associados à indústria, existem ainda oportunidades associadas a explorar nos setores de embalagem e empacotamento, instalações de armazenamento e equipamento mecanizado.

Para além disso, destaque para as energias renováveis, que têm vindo a ser uma das apostas do Governo, principalmente a energia térmica e hidroelétrica. Nos setores do turismo e da hotelaria, existem também várias oportunidades, mas é no imobiliário que as oportunidades são maiores, devido à grande carência em termos de construção residencial, comercial e industrial.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar