fbpx

Bernardo Santareno inspira Encontro internacional de Artistas Plásticos de 1 a 5 de setembro em Santarém

Em Ribatejo Cool

A 3.ª edição do Pictorin – Encontro Internacional de Artistas Plásticos vai realizar-se de 1 a 5 de setembro, este ano subordinado ao tema “Bernardo Santareno”.

Apesar dos constrangimentos relacionados com a pandemia Covid-19, o programa apresenta alguma diversidade de ações, em que o espaço público é privilegiado e a participação à distância, uma determinante. Dadas as circunstâncias, a organização do III Pictorin oferece a possibilidade de artistas participarem presencialmente ou à distância, através de redes sociais e plataformas de comunicação digital.

Assim, o Pictorin abrirá no dia 1 de setembro (terça-feira), com uma visita à Santarém de Bernardo Santareno e, no dia 2 (quarta-feira), o destaque vai para a pintura mural do rosto do dramaturgo, em parede da rotunda Madre Andaluz.

No dia 3 (quinta-feira), decorrerá o PicTogheter, atividade realizada no Largo do Seminário (Praça Sá da Bandeira), juntando artistas e crianças, com um número de crianças muito mais reduzido do que nas anteriores edições do Pictorin, de forma a respeitar as regras de prevenção da COVID-19.

A 4 de setembro (sexta-feira), acontecerá uma performance multimodal, no Fórum Mário Viegas do Centro Cultural Regional de Santarém.

No dia 5 de setembro (sábado), o Pictorin contará com os seguintes três eventos:

-das 10h às 12h, realizar-se-á o Concurso Prémio Mário Rodrigues, no Jardim das Portas do Sol, caso as condições meteorológicas o permitam. Caso contrário, o local de realização das obras será combinado durante a visita à cidade no 1.º dia do Encontro. Será possível ver artistas com as mãos à obra nas modalidades presencial e a distância (via Zoom) durante as duas horas do evento.

-às 16h, inaugurará a exposição “Amigos do Mário” (patente até 26 de setembro), na Sociedade Recreativa Operária, em homenagem a um dos fundadores do Pictorin: Mário Rodrigues.

-às 18h, realizar-se-ão, no Círculo Cultural Scalabitano, a inauguração da exposição final do Pictorin, patente até 19 de setembro, assim como a entrega do Prémio Mário Rodrigues. Nesta exposição, poderão ser apreciadas não apenas as obras realizadas presencialmente, como é habitual, mas também as realizadas a distância, através de fotografia e vídeo.

As ações do Pictorin serão em parte divulgadas através de fotografias e filmagens transmitidas em direto na página do Facebook do Pictorin.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: