fbpx

Projeto intermunicipal promove cultura para o desenvolvimento sustentável

Em Ribatejo Cool

A Artemrede lançou a 1 de setembro o projeto “Compromisso Cultura 2030”, com o objetivo de envolver os municípios que compõem a rede na discussão alargada sobre o papel da cultura no desenvolvimento sustentável.

O processo incluirá workshops com as equipas municipais para análise da sua realidade atual e Laboratórios de Desenvolvimento Local (LABS 2030). O resultado primordial será uma Carta de Compromisso a apresentar publicamente em 2021, com o objetivo de assegurar compromissos de política cultural que cada município assumirá para implementar no seu território.



O processo de trabalho, que é coordenado por uma equipa especializada com sessões em cada uma das autarquias, é inspirado nos princípios e metodologia da Agenda 21 da Cultura e envolverá mais de 400 pessoas a nível nacional.

Paralelamente, o projeto vai dinamizar os LABS 2030, encontros entre autarcas, especialistas e cidadãos em torno de um tema de interesse para o desenvolvimento local. O primeiro LAB acontecerá em Abrantes, já em setembro, seguindo-se Moita e Sesimbra até final do ano. 

Todo o projeto pode ser acompanhado publicamente através no endereço www.cultura2030.pt. O espaço digital, já disponível, apresenta entrevistas, vídeos, documentação e textos sobre temas de política cultural e desenvolvimento sustentável.



“Esta é uma oportunidade única para todos os municípios fazerem um balanço das suas políticas culturais e assumirem ações concretas para o futuro”, sublinha Marta Martins, Diretora Executiva da Artemrede. “Fazer cultura em rede também é isto, participar num processo alargado de reflexão e discussão, e que resulte em compromissos reais a serem implementados a curto, médio e longo prazo”, acrescentou.
 
A Artemrede é um projeto de cooperação cultural e territorial que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Atualmente é constituída por 18 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar, Torres Vedras e a cooperativa Rumo.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: