fbpx

SOS Tristeza – Nova linha para prevenção da depressão e do suicídio em Santarém

Em Sociedade

SOS Tristeza é uma nova linha disponibilizada para prevenção da depressão e do suicídio que abrange também o concelho de Santarém.

O projeto Agir+ E7G, pertence ao Programa Escolhas e é tutelado pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações. Em Santarém, o projeto é promovido pelo LENE – Lar Evangélico Nova Esperança, IPSS.

“Em contexto pandémico, as fragilidades sociais foram agravadas e colocadas a descoberto, mas também o impacto e repercussões a nível psicossocial a nível da saúde mental, não nos podem deixar indiferentes.”, referem os promotores da iniciativa, salientando que há que haver um diagnóstico, acompanhamento e encaminhamento das situações de emergência.

Integrada na atividade “Vamos Vencer o Covid-19”, foi pensada, estruturada e já se encontra a decorrer a iniciativa SOS Tristeza.

“Sabemos que um acontecimento stressante pode desencadear o suicídio em crianças, jovens e adultos com um distúrbio de saúde mental como a depressão e que muitas vezes não está sequer diagnosticado”, afirmam os promotores da iniciativa na nota de imprensa.

“No Agir+ queremos intervir a montante, na prevenção, pelo que disponibilizamos uma linha de apoio, em total anonimato, onde criança, jovem ou adulto será certamente bem acolhido e encontrará suporte emocional que poderá fazer a diferença na sua vida”, adianta o comunicado.

A linha de apoio funciona nos dias úteis entre as 10h00 e as 13h00.

Para além disso também vai realizar workshops de prevenção da depressão infantil e juvenil com o apoio do serviço de Pedopsiquiatria do Hospital Distrital de Santarém.

Leave a Reply

Recentes de Sociedade

Ir para Início
%d bloggers like this: