Quinta-feira, Abril 18, 2024
banner-complexo-aquático
InícioCultura & lazerReconhecimento de "Livraria Preferida" deixa dona de Aqui Há Gato "muito feliz"

Reconhecimento de “Livraria Preferida” deixa dona de Aqui Há Gato “muito feliz”

Foi com muita emoção que Sofia Vieira soube hoje que a Aqui Há Gato, em Santarém, foi, finalmente, eleita a “Livraria Preferida” dos portugueses, depois de vários anos a estar entre as quatro mais votadas.

“Este é um reconhecimento das pessoas. São elas que votam. Não há outros critérios. E quando são as pessoas individuais, muitas que nem conheço, fico muito feliz”, disse Sofia Vieira à Lusa.

A livraria Aqui Há Gato, em Santarém, foi eleita “Livraria Preferida” dos portugueses, na votação promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) pelo oitavo ano consecutivo, obtendo 2.322 dos cerca de 7.000 votos feitos online nas últimas sete semanas, sendo ainda distinguida como a melhor livraria ao nível de Conveniência de Serviços, afirma uma nota da APEL.

Para esta psicóloga educacional, atriz e contadora de histórias, a distinção da livraria que criou em 2007, no centro histórico de Santarém, é um “reconhecimento pelo serviço público” prestado, sobretudo durante a quarentena imposta pela pandemia da covid-19.

A livraria fechou portas a 14 de março devido à pandemia, acabando igualmente as oficinas e as atividades dos sábados, assim como as histórias e os espetáculos nas escolas e teatros em vários pontos do país, mas Sofia Vieira “reinventou” o espaço, continuando a “levar alegria” às crianças através da página da Aqui Há Gato no Facebook e no Instagram.

As histórias contadas diariamente em direto – às 11:30 e às 21:00 – trouxeram novos amigos de todo o país e também de comunidades portuguesas no estrangeiro e de países de língua oficial portuguesa, dando origem a comentários e a episódios que a emocionam.

“Tenho crianças de todo o país, e mesmo do estrangeiro, que, nestas férias, pediram aos pais para virem a Santarém conhecer a livraria, verificar que não é um sonho, existe mesmo”, disse.

Com o fim do estado de emergência, a livraria – para onde se é conduzido por patinhas de gato coladas na calçada das ruas do centro histórico de Santarém – tem de novo as portas abertas e a gatinha Migas na montra, ou a vaguear pelo espaço, agora visitado de máscara e à vez.

Mas o confinamento abriu novas possibilidades, como as vendas ‘online’ e o contacto com as crianças através das horas do conto, para as quais Sofia escolhe diariamente livros das pequenas editoras independentes com as quais trabalha e se empenha em divulgar.

A história das 21:00 mantém-se em direto e Sofia passou a colocar, às 07:00, o “Bom Dia Histórias”, um “aconchego para começar bem o dia”, que está a ter um “bom ‘feedback’” das crianças.

O prémio é também “um reconhecimento de que a vida das crianças fica diferente” com o contar de histórias, disse, salientando não ter sido a única a fazê-lo nestes tempos difíceis.

“Sem cultura teriam sido dias ainda mais difíceis”, afirmou, sublinhando que “um país que não valoriza a cultura não pode ser feliz”.

Sofia Vieira faz questão de lembrar os artistas que, privados do contacto com o público, não conseguiram encontrar formas de sobrevivência.

Ciente de que a “próxima etapa” vai ser uma “prova de fogo”, pelo “medo” e “incerteza” que se coloca na reabertura das escolas, Sofia Vieira mantém o lema de se reinventar constantemente, não escondendo o alento que representa o reconhecimento de “uma pequena livraria independente”, numa cidade como Santarém.

Para os que votaram na Aqui Há Gato fica a certeza de uma “amizade para a vida”.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar