Quarta-feira, Junho 12, 2024
InícioRegiãoBE questiona Câmara de Santarém sobre "preparação das medidas anti-covid-19 para o...
banner-complexo-aquático

BE questiona Câmara de Santarém sobre “preparação das medidas anti-covid-19 para o ano escolar”

O Bloco de Esquerda questiona a Câmara Municipal de Santarém, para saber que medidas estão a ser tomadas para preparar o novo ano letivo nas escolas dpo concelho. “O BE tem estabelecido diálogos e procurado construir uma imagem objetiva sobre as medidas a introduzir nas escolas de prevenção à pandemia”, refere o deputado municipal do Bloco de Esquerda, Vítor Franco, numa pergunta entregue na Assembleia Municipal e dirigida à Câmara.

“Acreditamos que todos os órgãos e pessoas estarão a dar o seu melhor. No entanto, pretendemos colocar algumas perguntas às quais solicitamos o seu esclarecimento, nomeadamente nas escolas mais diretamente relacionadas com a Câmara”, adianta Vítor Franco.

O deputado perqunta “que procedimentos específicos estão definidos para o pré-escolar, considerando as especificidades destas idades?”

“Sabemos de um reforço de assistentes operacionais já realizado; no entanto mantemos uma preocupação quanto ao número de assistentes necessário que corresponda às necessidades de acompanhamento de crianças e jovens e de reforço de medidas de limpeza e desinfeção de espaços e equipamentos?” questiona Vítor Franco.

“Como vai ser garantido o direito dos alunos subsidiados à alimentação na escola?” é outra das perguntas dirigidas aos responsáveis camarários.

O deputado do Bloco quer saber se “existem mesas individuais em todas as salas do primeiro ciclo? Tem a CMS informação quanto ao segundo e terceiro? Como vai ser promovido o distanciamento durante as aulas? E nos pátios e recreios?”

“Quais as normas específicas relativas à utilização de máscaras e higiene de mãos já definidas? Há máscaras com a boca transparente para terapeutas da fala ou tradução à Língua Gestual Portuguesa se aparecer algum aluno surdo? Existem recursos disponíveis para todos os alunos? Há levantamento de alunos com necessidades educativas especiais e suas necessidades?” são outras das perguntas dirigidas à Câmara.

“Foram definidos planos de contingência para o caso de serem detetadas infeções nas escolas? Que preveem esses planos? Podem ser partilhados com as bancadas da Assembleia Municipal?” pergunta o deputado.

“Tem a Câmara conhecimento se foi feito um levantamento dos funcionários [começando pelos dependentes da CMS], incluindo professores, que pertencem a grupos de risco e poderão ter de ser substituídos? Foi dado conhecimento desse levantamento ao Ministério da Educação?” questiona Vítor Franco.

” No seu conhecimento, que medidas estão a ser tomadas para garantir a igualdade no acesso a meios tecnológicos, incluindo acesso à Internet, a todos? Incluindo professores, técnicos e outros funcionários que podem ter de trabalhar à distância?” pergunta ainda o deputado.

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem

Mais Ribatejo _ PopUp _ BolsaRecrutamentoULSETEJO 

banner fna24