Estado da União Europeia 2020

Em Mundo

Uma vez por ano a Presidente da Comissão Europeia profere o seu discurso sobre o estado da União perante o plenário do Parlamento Europeu. A Presidente da Comissão Europeia faz um balanço do desenvolvimento e funcionamento da União, apresenta as linhas de ação e prioridades para o futuro – em particular as propostas de pacotes legislativos futuros. Este ano, o debate do estado da União vai acontecer a 16 de setembro. O Parlamento Europeu está a organizar um programa em torno deste momento político.

10 de setembro, 10h00 (hora de Lisboa): Lisboa / online
Debate entre eurodeputados portugueses “Estado da União: quais as expectativas?”
Eurodeputados portugueses dos partidos nacionais representados no Parlamento Europeu vão debater as suas expectativas sobre o debate do estado da União. O debate é moderado por Luísa Meireles, Diretora de Informação da Lusa. O evento acontece no estúdio virtual do Parlamento Europeu em Portugal e pode ser seguido aqui.


15 de setembro: Estrasburgo / online

Debate do Parlamento Europeu “Juntos por uma Europa melhor”

Antes do debate do estado da União, os principais intervenientes do Parlamento Europeu irão debater as prioridades da União Europeia e reagir às suas perguntas e ideias.

Está previsto um programa em direto com uma duração de duas horas na véspera do debate sobre o estado da União Europeia. Em diversas atividades moderadas, várias figuras proeminentes do Parlamento Europeu irão debater as prioridades da UE e reagir às suas perguntas e ideias.

16 de setembro, 8h00 (hora de Lisboa): Estrasburgo / online
Debate do estado da União Europeia com a Presidente da Comissão Europeia
Na sequência do discurso do estado da União Europeia pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, os deputados ao Parlamento Europeu debatem os principais desafios para o próximo ano, incluindo as consequências do surto de COVID-19, a luta contra as alterações climáticas e a digitalização da sociedade europeia.


16 de setembro, 8h00 (hora de Lisboa): Lisboa / online

Evento na Lusa: debate sobre o estado da União Europeia com Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e com os académicos Susana Peralta e António Goucha Soares.

O Parlamento Europeu em Portugal e a Lusa organizam uma sessão de visualização do debate do Estado da União na Lusa, em Lisboa. Após a visualização do discurso da Presidente da Comissão Europeia e das primeiras reacções dos eurodeputados, Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e os académicos Susana Peralta e António Goucha Soares comentam aquelas intervenções. A conversa é moderada porLuísa Meireles, Diretora de Informação da Lusa. O debate pode ser seguido no Facebook do Parlamento Europeu em Portugal e da Lusa.

Leave a Reply