fbpx

Benavente – Reservatório de Foros de Almada vai ter obras de 224 mil euros

Em Região

A Águas do Ribatejo adjudicou a empreitada de Reabilitação do Reservatório Elevado de Foros de Almada, no concelho de Benavente pelo valor de 224.492,26 €. As obras arrancam em Outubro de 2020 e serão realizadas empresa Aquino Construções SA. O prazo de execução é de 240 dias (oito meses), prevendo-se a conclusão das operações no final do Verão de 2021.

Para garantir o curso dos trabalhos com perturbações mínimas no abastecimento, a AR irá construir um sistema provisório que será eliminado após a conclusão das obras e a entrada em funcionamento do reservatório reabilitado.

Carlos Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Benavente realça a necessidade de intervir no Reservatório de Foros de Almada que apresenta as debilidades próprias da sua utilização desde 1997 (23 anos). O autarca frisa a garantia de que durante a realização da obra será salvaguardado o abastecimento de água com segurança e qualidade aos cerca de 430 consumidores abastecidos pelo sistema.

Esta é mais uma empreitada suportada na íntegra por capitais próprios da AR. Francisco Oliveira, presidente da empresa intermunicipal explica que são “investimentos fundamentais para reforçar a qualidade do abastecimento às populações”. O administrador que é também Presidente da Câmara Municipal de Coruche realça a solidariedade existente no seio da AR com os “sete municípios acionistas sintonizados num plano gradual de investimentos que contempla todos os concelhos. As intervenções contemplam cidades, vilas, aldeias, incluindo povoações de menor concentração populacional, onde os investimentos têm um valor per capita significativo”.

As intervenções preconizadas para a reabilitação do reservatório de Foros de Almada decorrem ao nível de construção civil, nomeadamente trabalhos de limpeza, pinturas e revestimentos, substituição de equipamentos e instalações elétricas. “Estas operações financiadas apenas com capitais próprios da AR inserem-se no plano de investimentos previsto na área do abastecimento de água com o objetivo de reduzir as fragilidades existentes nos sistemas mais antigos”, conclui o Presidente do Conselho de Administração da AR, Francisco Oliveira.

SISTEMA DE SANEAMENTO DE FOROS DE ALMADA AGUARDA FINANCIAMENTO

A Águas do Ribatejo concluiu um projeto preliminar que prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do tipo compacta para servir 520 habitantes. Serão construídos 3000 m de rede de drenagem de águas residuais. A estimativa de custo da operação ronda os 600.000 euros.

Carlos Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Benavente reforça a importância desta obra na continuidade do plano de investimentos realizado e a concretizar pela AR na localidade da Freguesia de Santo Estêvão. O autarca lembra que Foros de Almada pelas suas condições naturais, pela localização perto de Lisboa com excelentes acessibilidades e pela qualidade de vida que proporciona, tem capacidade de atrair novas famílias com um crescimento populacional significativo.

A intervenção no Sistema de Saneamento de Foros de Almada está prevista no plano de investimentos da AR, aprovado pelos sete municípios acionistas, aguardando a abertura de candidaturas aos fundos comunitários no próximo quadro de apoio comunitário.

Leave a Reply

Recentes de Região

Ir para Início
%d bloggers like this: