fbpx

Mais de 200 rastreios no Centro Hospitalar do Médio Tejo em dia de aniversário do Serviço Nacional de Saúde

Em Saúde

No dia de celebração do 41.º aniversário do Serviço Nacional de Saúde, o Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, saiu para a rua e realizou mais de 200 rastreios cardiovasculares. Entre as 10h00 até às 16h00, várias equipas de profissionais de saúde do CHMT estiveram na Praça Barão da Batalha, em Abrantes, no Centro Cultural da Levada, em Tomar e na Praça dos Claras, em Torres Novas. Uma iniciativa que decorreu com o apoio logístico dos Municípios de Abrantes, Tomar e Torres Novas, e que levou para a rua equipas de profissionais de saúde, assistentes operacionais, enfermeiros e médicos, numa atividade de aproximação aos cidadãos.



Nesta ação os cidadãos foram avaliados em consulta de enfermagem, onde mediram os níveis de colesterol e glicemia, a pressão arterial, o peso e altura para calcular o Índice de Massa Corporal e ainda o perímetro abdominal. Depois de registados estes valores, na consulta de enfermagem, seguiam para uma consulta médica.
Durante as consultas foram também realizados alguns ensinamentos de forma a sensibilizar os participantes para a importância da adoção de estilos de vida mais saudáveis, promovendo o controlo dos fatores de risco da doença cardiovascular como a hipertensão arterial, diabetes, sedentarismo, entre outros.


Em tempo de pandemia por Covid-19, esta ocasião foi também aproveitada para reforçar as medidas de segurança e proteção individual que cada um deve adotar. Entre cada rastreio, e seguindo o procedimento que se pratica no interior do Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, todos os equipamentos foram desinfetados, garantindo desta forma segurança dos profissionais e dos cidadãos que fizeram o rastreio.

Leave a Reply

Recentes de Saúde

Ir para Início
%d bloggers like this: