Startup Santarém recebe workshop de produção de cerveja artesanal

Em Empresas

A Startup Santarém recebe no sábado, 26 de setembro, das 10h00 às 18h00, um workshop de produção de cerveja artesanal. O evento, organizado por José Pesquinha, da Cerveja Rima, conta com os ensinamentos do mestre cervejeiro Fernando Gonçalves. As inscrições estão abertas.

É já no próximo dia 26 de setembro, entre as 10h00 e as 18h00, que se vai realizar na Startup Santarém um workshop de produção de cerveja artesanal, uma iniciativa de José Pesquinha, da Cerveja Rima. A formação é destinada a todos os que querem conhecer o processo de produção de cerveja ou aprofundar os seus conhecimentos.

Neste workshop de caracter prático os participantes irão produzir uma cerveja e ficar a conhecer os ingredientes da cerveja e a sua utilização. Durante o dia de produção serão também abordados os princípios técnicos das várias etapas e discutidas as técnicas a usar para diferentes cervejas. A cerveja produzida ficará a fermentar e poderá ser provada pelos participantes passadas algumas semanas em local a combinar.

Os ensinamentos estarão ao cargo do mestre cervejeiro Fernando Gonçalves, doutorado em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico e especializado na aplicação de processos de membranas em enologia. O profissional foi pioneiro na produção de cerveja artesanal em Portugal tendo iniciado este hobby em 2002. Criou em 2004 a primeira loja de artigos para a produção de cerveja em Portugal, sendo que entre 2014 e 2020, foi cervejeiro principal na oitava colina onde criou receitas icónicas como por exemplo “Urraca Vendaval”, “Vila Iolanda”, “Musgueira”, “Borges”, etc. É atualmente consultor e formador na área da cerveja artesanal. Já formou várias centenas de cervejeiros caseiros tendo alguns dos seus formandos iniciado atividade profissional no setor.

As inscrições para o workshop estão abertas através dos contactos cervejacaseira@gmail.com ou 930678358 ou 968156044. A participação tem um custo de 70 euros (com almoço incluído), e 60 euros (sem almoço). Tendo em conta as recomendações da Direção Geral de Saúde no âmbito da pandemia Covid-19, é obrigatório o uso de máscara.

Programa:

Recepção dos participantes. Apresentação do workshop.
Breve explicação do processo de fazer cerveja.

Prática – Início da Brassagem
Teórica – Caracterização dos malte e técnicas de brassagem

Prática – Filtração (recirculação, aspersão)
Teórica – Densidades, Técnicas de controlo das densidades e correcção.

Pausa para almoço (com degustação de cerveja)

Prática – Fervura do Mosto (Adições de lúpulos e outros)
Teórica – Objectivos da Fervura, Tipos de Lúpulo, Estimativas de Amargor

Prática – Arrefecimento
Teórica – Técnicas de Arrefecimento, Funcionamento da Fermentação

Prática – Fermentação (Inoculação de leveduras)
Teórica – Tipos de Levedura, Temperaturas e estilos de cerveja

Prática – Engarrafamento
Teórica – Técnicas de Engarrafamento, Cuidados a ter na armazenagem

Leave a Reply