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Perfil do aluno do concelho de Torres Novas à saída da escolaridade obrigatória

Em Educação

O Município de Torres Novas, o Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves, o Agrupamento de Escolas Gil Paes e a Escola Profissional de Torres Novas, lançaram, no final do ano letivo passado, um questionário a todos os alunos do 12.º ano do concelho, procurando, num exercício auto avaliativo, compreender e valorizar as competências, práticas e atitudes dos alunos de Torres Novas no final da escolaridade obrigatória.

Os resultados do inquérito estão agora disponíveis para análise e consulta no documento que pode ser acedido em https://cm-torresnovas.pt/images/documents/Educacao/PerfilAluno2020_2021.pdf. 

A ação enquadra-se nas ações definidas no Plano Estratégico Educativo Municipal (PEEM) Torres Novas<2022, tendo sido criada uma equipa de trabalho com o objetivo de redigir uma definição de sucesso escolar à escala local. Da análise e reflexão conjunta procurou-se criar um instrumento que permitisse verificar o que pensam e como se avaliam os alunos do concelho em vários aspetos relativos ao que a escola e o território lhes terá  proporcionado no final deste percurso. 

Os dados obtidos serão alvo de  análise entre as entidades envolvidas e o objetivo passa também por repetir esta auscultação nos próximos anos, de forma a obter uma série de dados mais robusta e comparável.

Na síntese do trabalho verifica-se uma grande preponderância de alunos que consideram ter adquirido as várias competências exemplificadas, quase todas com 80% ou mais de respostas de concordo ou concordo plenamente.

As questões prendiam-se com a capacidade de expressão, criação, compreensão e análise crítica da informação que lhes é
disponibilizada, de tratamento, discussão e apresentação de resultados, entre outras.

A única exceção neste quadro de respostas são os resultados à questão sobre fazer um curriculum vitae no modelo Europass, em que apenas 55% dos alunos confirma conseguir saber fazer.
Neste conjunto interessa salientar que, globalmente: 87 % dos alunos que terminaram o ensino secundário no concelho assume conseguir expressar-se com facilidade numa língua estrangeira; 89% consegue distinguir notícias verdadeiras de fake news; ou que 95% consegue analisar e
discutir ideias, apresentando argumentos contra e a favor sobre um determinado tema.

Leia aqui o estudo completo.

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