fbpx

Vídeo – Cinema está de volta a Santarém: “Ordem Moral” em exibição no dia 30 no Teatro Sá da Bandeira

Em Ribatejo Cool

Passados 6 longos meses que transformaram o país e o mundo, o cinema está de volta a Santarém, com o regresso à atividade e programação regular do Cineclube de Santarém.

O filme “Ordem Moral – A História de Uma Mulher Livre” vai estar em exibição no próximo dia 30 de setembro, numa sessão que contará com a presença do ator Marcello Urgeghe, que contracena com Maria de Medeiros, e estará presente para apresentar o filme e conversar com o público. De salientar que o filme conta com a interpretação do jovem ator de Santarém João Arrais.


“Durante o confinamento percebemos o quão importante é a atividade e criação cultural. Foram os filmes, as séries, os livros, a música, que nos acompanharam e deram outro alento aos dias em que nos vimos obrigados a fechar ao mundo. O cinema foi uma das áreas mais afetadas, com salas fechadas, produções adiadas e uma grave crise no setor audiovisual que veio expor, ainda mais, as fragilidades sociais e laborais de todos aqueles que trabalham nesta indústria”. 
“Lentamente, vamos começando a recuperar. As salas de espetáculos já abriram por todo o país e chegou a vez da nossa cidade reabrir portas no Teatro Sá da Bandeira, e de nos voltar a acolher nas sessões regulares de cinema. Há novas regras a cumprir, começando pela lotação da sala, que está reduzida a 95 espectadores. É obrigatório o uso de máscara para aceder ao Teatro e durante toda a sessão, tal como acontece noutros espaços fechados. Toda a equipa do Teatro Sá da Bandeira está a postos para receber e assegurar que todas as regras de higiene e segurança sejam cumpridas”.
“É tempo de voltarmos à sala escura, de viajar na narrativa de um filme, de nos deixarmos levar pelas imagens”.

Para assinalar este regresso, o Cineclube de Santarém apresenta o belíssimo filme português, estreado há 8 dias e rodado ainda antes do confinamento: “ORDEM MORAL – A História de Uma Mulher Livre“, de Mário Barroso, junta no ecrã a mais internacional atriz do cinema português e um elenco de luxo.

Maria de Medeiros dá corpo a Maria Adelaide Coelho da Cunha, uma mulher inconformada que recusou a tacanhez do tempo em que viveu.
Para celebrar este regresso, todos os sócios do Cineclube de Santarém têm entrada livre na sessão.

A sessão vai ter um convidado especial: o ator Marcello Urgeghe, que contracena com Maria de Medeiros estará presente para apresentar o filme e conversar com o público.

Teatro Sá da Bandeira
Entrada gratuita Sócios do Cinecube de Santarém
5€ público geral
30 de setembro de 2020, 4ª feira, 21h30m
Convidado Especial: MARCELLO URGEGHE

Título original: Ordem Moral
De: Mário Barroso
Com: Maria de Medeiros, Marcello Urgeghe, Albano Jerónimo, Julia Palha, João Arrais, Isabel Ruth, Sónia Balacó, Ana Bustorff
Género: Drama, Romance, Biografia
Classificação: M/14
Outros dados: POR, 2020, Cores, 101 min.

SINOPSE: Em 1918, Maria Adelaide Coelho da Cunha, proprietária do “Diário de Notícias” e filha do fundador do jornal, foge com o antigo motorista, mais de duas décadas mais novo do que ela, e deixa toda a gente à sua procura, numa busca altamente mediática. Três semanas depois, é encontrada, internada no hospício Conde de Ferreira e declarada louca e incapaz por Júlio de Matos, Egas Moniz e Sobral Cid, o que permite ao marido vender o jornal e entregá-lo ao serviço dos poderes que irão instituir a ditadura poucos anos depois. Esta história verídica é agora alvo de um filme de Mário Barroso, com Maria de Medeiros no papel de Maria Adelaide e com argumento de Carlos Saboga.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: