Caldas da Rainha expõe os melhores cartoons da imprensa internacional

Em Cartoon
Boris Johnson, do autor alemão Frank Hoppmann

Uma caricatura de Boris Johnson, do autor alemão Frank Hoppmann, mereceu a distinção com o Grand Prix da 15.ª edição do WORLD PRESS CARTOON, o grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, que ontem abriu portas no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha. Primeiro prémio na respectiva categoria, o desenho foi publicado no jornal online alemão Eulenspiegel, em Outubro de 2019.

Entre os nove premiados desta edição, Frank Hoppman arrecadou o maior prémio monetário, no valor de 10 mil euros.

2.º prémio à obra Jair Bolsonaro, do mexicano Darío

Entre as caricaturas, o júri atribuiu o 2.º prémio à obra Jair Bolsonaro, do mexicano Darío, publicado no jornal espanhol Mundiario.

O 3.º prémio foi para Christine Lagarde, do português Pedro Silva, publicado na plataforma de cartoons holandesa Cartoon Movement.

A cerimónia da entrega dos troféus decorreu num espectáculo onde o humor imperou, com a passagem pelo palco de personalidades marcantes do cartoon internacional e da vida cultural das Caldas da Rainha.

2.º prémio foi para Populismo, do nicaraguense Px Molina

O director do salão, o cartoonista português António, destacou que os membros do júri viram passar diante dos seus olhos «uma grande colecção de desenhos, de autores que resistiram à enxurrada de 2019, ano tempestuoso para a liberdade de imprensa e, em particular, para o humor gráfico com censura, despedimentos, exílios e até prisões.»

3.º prémio distinguiu Novos Líderes Mundiais, do autor croata Listes

O presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Fernando Tinta Ferreira, falou por sua vez da mais valia que o World Press Cartoon traz à cidade: «A edição de 2020 vem confirmar as Caldas da Rainha como o concelho de humor e da caricatura em Portugal. Tendo presente as anteriores edições estamos certos a exposição de 2020 será um êxito a nível nacional e internacional».

3.º prémio foi para Christine Lagarde, do português Pedro Silva

O World Press Cartoon distingue ainda trabalhos em duas outras categorias. Em Desenho de Humor, o 1.º prémio foi atribuído ao grego Georgopalis, para a obra Message in a Bottle, o 2.º prémio foi para Populismo, do nicaraguense Px Molina, e o 3.º prémio distinguiu Novos Líderes Mundiais, do autor croata Listes. Trabalhos realizados para as publicações Real News, Confidencial e Buduàr, respectivamente.

1.º prémio foi atribuído ao turco Aytos, pelo seu desenho Política Mundial

Na categoria Cartoon Editorial, o 1.º prémio foi atribuído ao turco Aytos, pelo seu desenho Política Mundial, publicado na plataforma de cartoons holandesa Cartoon Movement e o 2.º prémio foi para Tatuagem Xi Jimping, do brasileiro Cau Gomez, publicado no jornal brasileiro A Tarde. O 3.º prémio foi entregue ao artista grego Kountouris, por Coletes de Salvamento e Coletes Amarelos, das páginas do jornal grego Efimerida Ton Syntakton.  

2.º prémio foi para Tatuagem Xi Jimping, do brasileiro Cau Gomez

Os desenhos foram avaliados por um júri internacional que integrou, para além do representante da organização, António Antunes, a jornalista Sabine Glaubitz (Alemanha) e os cartoonistas Jakub Wiejacki (Polónia), Jean-Michel Renault (França) e Osmani Simanca (Cuba). Participaram na competição mais de um milhar de obras, publicadas em 72 países.

3.º prémio foi entregue ao artista grego Kountouris, por Coletes de Salvamento e Coletes Amarelos

A selecção dos melhores trabalhos concorrentes constitui a exposição que estará aberta ao público, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com entrada livre, a partir de hoje e até 15 de novembro.

Leave a Reply