fbpx

Locomotiva a vapor do Museu Nacional Ferroviário em instalação artística em Oeiras

Em Ribatejo Cool

Uma peça da coleção do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, a locomotiva a vapor CP 238, vai estar no centro de uma instalação artística nos Nirvana Studios, situados no concelho de Oeiras, anunciou o museu.

Em comunicado, o Museu Nacional Ferroviário (MNF) afirma que o projeto “Loco’Motive”, desenvolvido com a companhia Custom Circus, que criou os Nirvana Studios – Centro Cultural Alternativo num antigo quartel militar adquirido em 2004, visa “levar a valorização da cultura e património ferroviários a cada vez mais públicos”.

A locomotiva encontrava-se num “avançado estado de deterioração” que “já não permitia o restauro museológico (ou seja, a restituição das suas características físicas de acordo com as práticas técnicas e científicas específicas na área da Museologia)”, sendo o projeto uma forma de divulgar o património ferroviário, “sensibilizando os diferentes públicos para a necessidade da sua preservação e divulgação”, afirma a nota.

“Esta intervenção de cariz artístico e plástico permitirá devolver a dignidade a esta histórica peça”, sublinha.

A curadoria será assegurada por Silvana Bessone, diretora do Museu Nacional dos Coches e Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Museu Nacional Ferroviário.

O projeto, no âmbito das parcerias que o MNF tem vindo a desenvolver para “recuperar, valorizar e tornar acessível o espólio à sua guarda”, conta com os apoios da CP, da Infraestruturas de Portugal e das câmaras municipais do Entroncamento e de Oeiras, entre outras instituições e empresas.

Segundo o MNF, a obra “Loco’Motive” interliga a arqueologia industrial com o imaginário ‘Steampunk’ (subcultura urbana ligada às tecnologias da era do vapor), indo integrar a galeria ‘outdoor’ dos Nirvana Studios, “uma vasta coleção que disponibiliza gratuitamente aos visitantes, 365 dias por ano, a visualização presencial ou digital de mais de noventa peças realizadas pela companhia, oriundas dos seus espetáculos, tournées, cenários, vídeos e exposições”.

“O ‘Loco’Motive’ apresenta-se ainda enquadrado num projeto mais abrangente que interliga a ficção especulativa, performativa e literária dos Custom Circus e que permitirá prolongar a vida e memória da Locomotiva CP 238”, afirma a nota.

“Devidamente enquadrada nesta comunidade artística, protegida e exposta de forma panorâmica, este elemento central de revolução industrial será uma obra tridimensional que ajudará a transmitir o legado deste período histórico às futuras gerações. A peça estará acessível ao público com informação relativa ao seu percurso histórico, convidando todos para uma visita ao Museu Nacional Ferroviário”, acrescenta.

A locomotiva foi já uma das protagonistas do segundo livro da série Custom Circus, “Raus Human”, e do tema “Pagan Vice”, da banda sonora original do espetáculo “Absurdium”, sendo que “brevemente, desempenhará o principal papel no registo televisivo Loco’motive, um documentário realizado pela produtora Action 300 que acompanhará todas as etapas do projeto, até ao culminar do evento inaugurativo no dia 1 de outubro que será programado em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras”.

A Custom Circus, companhia de teatro e cultura transdisciplinar criada em 1996, realiza eventos alternativos e espetáculos multimédia tendo como base a estética ‘Dieselpunk’ e ‘Steampunk’, tendo criado os Nirvana Studios, em Oeiras, onde tem colaborado com inúmeros artistas.

O projeto “Loco’Motive” pode ser acompanhado nas redes sociais do Museu Nacional Ferroviário, dos Nirvana Studios e da Custom Circus, afirma a nota do MNF.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: