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IP investe 8 milhões de euros no reforço das condições de segurança da Estação do Entroncamento e Estação de Mato Miranda

Em Região

A Infraestruturas de Portugal consignou a empreitada, em regime de conceção-construção, para a Instalação de sinalização eletrónica na Estação do Entroncamento e Estação Técnica de Mato Miranda.

Um investimento de perto de 8 milhões de euros, desenvolvido no âmbito do programa de modernização da Rede Ferroviária Nacional Ferrovia2020, no reforço da segurança do sistema ferroviário e que irá permitir uniformizar as condições de comando e controlo com as da restante Rede Ferroviária.

Esta intervenção irá também assegurar a melhoria das condições de exploração, nomeadamente através do controlo – comando centralizado pelo CCO de Lisboa, permitindo uma flexibilidade, capacidade e disponibilidade dos troços a intervencionar semelhante aos restantes troços da Rede Ferroviária Nacional (RFN) já comandados e controlados nestes centros. Vai permitir uma redução dos custos de Exploração, por via da otimização de meios humanos diretamente afetos à exploração. O investimento vai permitir um aumento da segurança da Circulação, por diminuição do fator de risco humano.

A empreitada de Conceção-Execução, contratada à Siemens Mobility, tem um prazo contratual de 1.209 dias. Na fase inicial decorre o período de Conceção do Projeto de Execução, Após a aprovação, por parte da IP, do projeto apresentado pela Siemens, dar-se-á início à fase de Construção (instalação no terreno), que tem início previsto para os meses dezembro/janeiro próximos.

A Estação do Entroncamento é atualmente dotada de sinalização elétrica a relés de 1960, é comandada localmente e com regulação manual (introdução de horas de passagem dos comboios efetuada manualmente pelos chefes de estação e/ou por informação telefónica ao CCO de Lisboa) o que obriga ao seu guarnecimento com pessoal operacional.

A instalação de sinalização eletrónica garante não só um importante reforço das condições de segurança e exploração, mas também é condição necessária para a execução de futuros trabalhos de modernização das infraestruturas ferroviárias na Estação do Entroncamento, uma vez que cria as necessárias condições de exploração que permitem uma maior flexibilidade da estação para a realização dos trabalhos de via, reduzindo consideravelmente as perturbações da exploração.

Este prpojeto integra a candidatura submetida e aprovada no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte – Modernização do Troço Santana Cartaxo-Entroncamento (2.ª Fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

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