fbpx
Casa do campino em Santarém acolhe o mais antigo e relevante festival nacional de gastronomia

Comeres & beberes – O Festival de Gastronomia

Em Ribatejo Cool

Porque no ano em curso se comemoram os quarenta anos do Festival de Gastronomia em Santarém, quer o Presidente da Câmara, Dr. Ricardo Gonçalves, quer o Presidente da Empresa Municipal Viver Santarém Dr. João Leite empenharam-se no sentido da efeméride ser comemorada como merece, tendo sido delineado um programa rico em acontecimentos e grato a todos quantos de uma forma ou outra contribuíram para o elevarem à condição de o Festival gastronómico mais marcante no seio dos países de língua portuguesa no que concerne à preparação e exaltação sápida e singular dos produtos alimentares do Velho e Novo Mundo.

Elaboraram-se programas de acções e várias foram levadas a cabo, efecturam-se com êxito diligências no propósito de a Festa/Festival do aniversário ficar na memória dos factos agradáveis das pessoas e das Instituições, no entanto, a eclosão e continuidade da pandemia fez ruir o tão diligentemente pensado, procurado e já alicerçado.

As más novas obrigaram a profundas alteridades, apesar da tremenda contrariedade, aqueles dois responsáveis políticos deram e incentivaram a construção de uma alternativa, por isso mesmo, de 15 a 25 de Outubro, na Casa do Campino, irão ser levados a cabo actos de vários géneros a darem justo ênfase à data e rememoração de todas as edições do Festival Nacional de Gastronomia cujo papel pioneiro da recuperação e enaltecimento das várias cozinhas portuguesas coluna vertebral da Cozinha Nacional é facto primacial.

Das artes culinárias de sempre às artes culinárias contemporâneas, na Casa do Campino, o Festival, nestes dias atribulados, dirá: PRESENTE.

Armando Fernandes

PS. Carlos Abreu e Manuel Alves Castela, entre outros, onde quer que estejam sentir-se-ão honrados.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: