Conheça os vencedores do 1.º Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo

Em Ribatejo Cool

Lançado no ano passado, com o propósito de promover os vinhos, a gastronomia e o território, é agora chegada a hora de revelar os vencedores da primeira edição do ‘Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo’, iniciativa promovida pela Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo e a Rota dos Vinhos do Tejo. Estas três entidades uniram-se para desafiar amantes de fotografia não profissionais a captarem a essência e a documentarem aspectos positivos da região, através da lente de uma máquina fotográfica.

1. prémio – foto de Álvaro Rodrigues

O grande vencedor desta primeira edição foi Álvaro Rodrigues, de Almeirim, tendo visto o seu trabalho fotográfico agraciado com o 1.º e 3.º prémios, assim como com duas menções honrosas, relativas ao 4.º e 7.º lugares. Assim, o autor ganha um “Fim-de-Semana no Tejo”, para duas pessoas, e um “Curso de Vinhos do Tejo”, para uma pessoa.

2.º prémio – Foto de Paula Teixeira

Em segundo lugar ficou uma das fotografias de Paula Pamies Teixeira, de Corroios, que recebe uma “Experiência Vínica no Tejo”, para duas pessoas.

3.º prémio – Foto de Álvaro Rodrigues

Esta primeira edição teve 24 inscrições, vindas de Norte a Sul de Portugal e, curiosamente, da Polónia, um dos mercados estratégicos para a promoção dos Vinhos do Tejo. Verificados os requisitos do regulamento, chegaram à final 13 participantes, tendo cada um deles posto a concurso 9 fotografias. No final, o júri, composto pelos fotógrafos profissionais Gonçalo Villaverde, João Nauman e Vitor Neno, avaliou 117 fotografias, tendo apurado os três primeiros prémios e sete menções honrosas.

6.º prémio e Menção Honrosa – Foto Rui Louraço

O tema desta primeira edição era livre. Pedia-se, contudo, que a região dos Vinhos do Tejo estivesse, de alguma forma, na mira dos autores, sendo captadas vinhas, trabalhos de campo ou adega, vinhos, produtores, enoturismo, gastronomia e costumes e tradições da região. A vinha foi a protagonista de entre as fotos premiadas.

8.º prémio e Menção Honrosa – Foto de Rui Louraço

Lista de Premiados do 1.º Concurso de Fotografia Vinhos do Tejo

1.º Lugar (Prémio Fim-de-semana no Tejo) – Álvaro Rodrigues (Almeirim, Portugal)

2.º Lugar (Prémio Experiência Vínica no Tejo) – Paula Pamies Teixeira (Corroios, Portugal)

3.º Lugar (Prémio Curso de Vinhos do Tejo) – Álvaro Rodrigues (Almeirim, Portugal)

4.º Lugar (Menção Honrosa) – Álvaro Rodrigues (Almeirim, Portugal)

5.º Lugar (Menção Honrosa) – Dorota da Costa (Polónia)

6.º Lugar (Menção Honrosa) – Rui Louraço (Almeirim, Portugal)

7.º Lugar (Menção Honrosa) – Álvaro Rodrigues (Almeirim, Portugal)

8.º Lugar (Menção Honrosa) – Rui Louraço (Almeirim, Portugal)

9.º Lugar (Menção Honrosa) – Lúcia Cristina (Lisboa, Portugal)

10.º Lugar (Menção Honrosa) – Rui Louraço (Almeirim, Portugal)

A lista completa de premiados e as respectivas fotografias vão ser divulgadas nos sites da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, em www.confrariadotejo.pt, e da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, em www.vinhosdotejo.pt, assim como nas suas redes sociais.

Leave a Reply

Recentes de Ribatejo Cool

Ir para Início
%d bloggers like this: