Sexta-feira, Março 29, 2024
banner-complexo-aquático
InícioEducaçãoJoão Moutão eleito presidente do Politécnico de Santarém
banner-mes-da-enguia-salvaterra-de-magos

João Moutão eleito presidente do Politécnico de Santarém

Presidente interino do Instituto Politécnico (IP) de Santarém, João Moutão, foi hoje eleito para um mandato de quatro anos como presidente, segundo comunicado do IPSantarém.

O candidato disputou as eleições para a presidência com Abel Santos, professor coordenador na Escola Superior de Desporto de Rio Maior que ontem foi o mais votado (9-7 com 3 abstenções). Hoje, na segunda volta das eleições, João Moutão foi eleito esta terça-feira. O candidato foi eleito por um colégio eleitoral de 19 dos 21 elementos, por uma maioria de dez votos, contra os oito conseguidos pelo adversário, no sufrágio em que se registou também uma abstenção.

A eleição foi hoje repetida no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do IP Santarém, depois de, na segunda-feira, a votação ter resultado em nove votos para Abel Santos, sete para João Moutinho e três votos em branco. Um resultado em que nenhum do candidato alcançou maioria absoluta e que implicou a realização da segunda volta que hoje deu a vitória a João Moutão.

Contactado pela Lusa João Moutão aponta como principal desafio “unir as pessoas” em prol “do bem do Instituto e do desenvolvimento de ações que venham a dar-lhe a notoriedade que merece”.

A marcação de eleições antecipadas no IP Santarém foi provocada pela demissão do anterior presidente, José Mira Potes, devido à contestação por parte dos responsáveis pelas várias escolas do IPSantarém, perante a necessidade de realizar cortes nos orçamentos.

Após a demissão, em 27 de fevereiro, a presidência foi assumida, de forma interina, por João Moutão, que era vice-presidente de Potes.

Aquando do lançamento da candidatura, no início de julho, João Moutão disse pretender defender “uma gestão mais eficiente e eficaz” para o Politécnico, de onde emergem “preocupações” como “um défice anual crónico de cerca de dois milhões de euros” ou a “estagnação do número de estudantes de licenciaturas e mestrados”, entre outros problemas que motivaram o candidato a “refletir sobre os caminhos e estratégias” da instituição.

De acordo com o presidente, o IP Santarém arranca este ano letivo no próximo dia 06, com um aumento de 23% de ocupação nos vários cursos que deverão ser frequentados por 4.150 alunos.

1 comentário

Deixe o seu comentário

por favor, escreva o seu comentário
Por favor, escreva aqui o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Também pode ler

Subscreva a newsletter

Receba as notícias do dia do jornal Mais Ribatejo diretamente na sua caixa de email.

Artigos recentes

Comentários recentes

pub
banner-união-freguesias-cidade-santarem
spot_img
Fechar